Base Nacional Comum Curricular: Desafios Atuais foi o tema da primeira palestra na noite de ontem, 17/10
Fotos: Fernanda Schmidt
Teve início na noite de ontem, 17/10, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME), a IX Jornada Pedagógica, que este ano traz como tema Perspectivas Atuais em Debate. A edição deste ano teve 3.010 profissionais inscritos, número recorde nos nove anos em que é realizada. A Jornada, que tem como objetivo a qualificação, é direcionada a professores, diretores, coordenadores e supervisores da rede municipal de ensino.
A abertura teve a presença do prefeito Gabriel Ferrato, da secretária de Educação, Angela Corrêa, e do vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Pedro Kawai. O quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) se apresentou no início da cerimônia para os cerca de 280 profissionais da área que prestigiaram o primeiro dia do evento. Ferrato, que também é professor e foi secretário de Educação, e a secretária Angela foram homenageados pelo trabalho, empenho e dedicação na área.
Em sua fala, Ferrato ressaltou a evolução da educação infantil e do ensino fundamental no município. "A nossa responsabilidade, nosso compromisso é dar oportunidade de educação, formação para as crianças. É nossa obrigação prepará-las para o futuro e estamos cumprindo isso", enfatizou.
"A Jornada é uma semana de muito aprendizado e formação para todos que batalham no dia a dia para levar conhecimento aos estudantes, enfrentando e superando os mais diversos desafios", enalteceu a secretária Angela.
PALESTRA – Rita de Cassia Freitas Coelho, que é graduada em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais e que já atuou como consultora da Unesco, do MEC e da Unicef, abriu a programação de palestras da IX Jornada Pedagógica, falando sobre a Base Nacional Comum Curricular: Desafios Atuais.
Durante a explanação, Rita de Cássia discorreu sobre a Educação Infantil que, segundo ela, não pode ser confundida com educação complementar. "A Educação Infantil é Educação Básica. Ela cumpre seu papel ao proporcionar às crianças diferentes experiências de interações. Ela tem decorrências para o Ensino Fundamental, para o percurso escolar das crianças e para o resto da vida. Começar a Jornada discutindo isso é muito coerente com esse tempo de transformações que estamos vivendo na sociedade", disse ela.
Na terça-feira,18, no período da manhã e da tarde, a palestra foi sobre Educação Infantil: Perspectivas Atuais, com Anete Abramowicz, graduada em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e é professora do departamento de teorias e práticas pedagógicas da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). À noite, a palestrante Suely Amaral Mello falará sobre Formação do Leitor e Autor na Educação de 0 a 6 anos. Suely graduada em letras modernas pela Unesp e é professora do programa de pós-graduação em educação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus Marília.
Sálvia Medina, Angela Corrêa, Gabriel Ferrato, Sandra Perina e Pedro Kawai
Sálvia Medina, Sandra Perina, Angela Corrêa, Teresinha Fingueirut e Gabriel Ferrato
Angela Corrêa e Rita de Cassia Freitas Coelho
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira
19 h – Palestra: Formação do leitor e autor na educação de 0 a 6 anos
Profª Suely Amaral Mello
Quarta-feira
8h/ 13h – Palestra: Questões sobre avaliação
Profª Alda Junqueira Marin
19h – Palestra: Resolução de Problemas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Profª Audria Alessandra Bovo
Quinta-feira
8h/ 13h- Palestra: Conhecimentos importantes para professoras de apoio de alunos com deficiência
Profª . Maria Aparecida Zulian
19h- Palestra: O esporte adaptado e a inclusão
Profª Eline Porto
Sexta-feira
8h/13h – Apresentação de Banners e Relatos
19h – Entrega do Prêmio Educador do Ano de 2016 e Moção de Aplauso