A imagem mostra uma escavadeira hidráulica amarela, da marca Caterpillar (CAT), trabalhando em uma rua. A escavadeira está parcialmente enterrada no chão, com sua caçamba voltada para baixo. Há um monte de terra recém-escavada ao lado dela. No fundo, é possível ver casas e árvores, indicando um ambiente residencial ou urbano. Há uma pessoa quase invisível, encoberta por uma fumaça ou vapor, perto de um bueiro de concreto. A cena sugere que estão realizando obras de infraestrutura na rua, como a instalação ou reparo de algum tipo de encanamento ou rede subterrânea. A fumaça ou vapor pode indicar a utilização de algum tipo de equipamento ou produto que gera essa liberação. A imagem está um pouco escura e a atmosfera geral é de trabalho em progresso em uma área residencial.
Acidentes de trabalho são foco da Semana municipal de prevenção promovida pelo Cerest Piracicaba

Com o objetivo de promover a união entre diversas instituições para divulgar, discutir ações e medidas que assegurem a saúde e a segurança no trabalho, o Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e o Ministério Público do Trabalho (MPT 15ª Região) realizam a 26ª edição da Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho). A solenidade de abertura oficial acontece amanhã, 07/11, quinta-feira, às 8h, no auditório da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), com entrada gratuita.

Sob o slogan Ações das Instituições na Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatais, a mesa de debates que abre as ações da 26º Sempat está prevista para as 8h30 e contará com a participação de autoridades locais e regionais. O assunto abordado será Os impactos financeiros dos acidentes de trabalho e a repercussão na vida dos trabalhadores e familiares, mediado por Mário Antônio Gomes, procurador do MPT Campinas.

Em seguida, acontecem duas palestras. A primeira ministrada por Michelle Reis Moreira, gerente executiva regional do INSS Piracicaba com o tema Os impactos na Previdência Social decorrentes dos acidentes de trabalho; a segunda será encabeçada por José Durval Fraga Moreira, médico do trabalho vinculado ao Cerest Piracicaba que trará o tema Os impactos no SUS decorrentes dos acidentes de trabalho.

Das 10h15 às 12h, o tema a ser debatido será Atuação na Prevenção dos Acidentes com Movimentação de Carga, mediada por Alessandro José Nunes da Silva, engenheiro de Segurança do Trabalho do Cerest Piracicaba. Em seguida, acontecem as palestras Atualização da Norma Regulamentadora nº11 com o palestrante Guilherme Besse Garnica, chefe do Setor de Segurança da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (MPT-SP); e Atualização das ISOs/NBR de fabricação de pontes e pórticos, comandada por Alexandre Verceze Neto, coordenador da Comissão de Estudo da ABNT voltado a Equipamentos de Elevação de Carga.

PAINEL – Também aberto ao público, porém, com inscrições antecipadas por meio do link https://abrir.link/LECYB, na sexta-feira, 08/11, das 8h às 12h, acontece o Painel Multidisciplinar com o tema As consequências dos acidentes de trabalho fatais: aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem os familiares das vítimas, sob coordenação de Amanda Barbosa, juíza do Trabalho. Também participam do painel Firmino Alves Lima, juiz do Trabalho e titular da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba; Mara Alice Batista Conti Takahashi, socióloga e doutora em Saúde Pública; e Andréia de Conto Garbin, docente de Faculdade de Saúde Pública da USP, no Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. O painel será no anfiteatro na Secretaria de Educação, localizado na rua Cristiano Cleopath, nº1902, bairro dos Alemães.

SETOR – As ações da 26ª Sempat tiveram início na terça-feira, 05/11, com atividade exclusivo para representantes sindicais de empregados em várias categorias; já hoje, quarta-feira, 06/11, também em atividade restrita, desta vez exclusivo para representantes sindicais patronais em várias categorias. Nas duas oportunidades o tema abordado foi Boas práticas da atuação sindical na prevenção de acidentes de trabalho fatais.

#ParaTodosVerem