Aconteceu nesta terça-feira, dia 15, a cerimônia de abertura da 16ª Olimpíada Municipal Especial sendo uma realização da Prefeitura Municipal, organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, por meio do Projeto Clarear, em parceria com as entidades, escolas e instituições que trabalham com pessoas com deficiência na cidade. O objetivo do evento que prossegue até o dia 25 é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio de pessoas com deficiência.

A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes Garcia Neto e contou com o desfile dos atletas. Além disso, houve o juramento do atleta feito por Claúdia Bandel da escola Passo a Passo.

O sub-secretário municipal de Esportes, Riva Salvador, que esteve representando o secretário Pedro Mello e o prefeito Barjas Negri, ressaltou o esforço e dedicação dos professores no trabalho diário com os alunos e desejou boa sorte aos participantes.

A cerimônia contou ainda com as presenças do coordenador do Projeto Clarear, Clévis Spada, e da professor assistente do Centro de Reabilitação, Tatiane Pimenta, representando os professores/coordenadores envolvidos no evento.

Participam do evento as entidades APAE, Avistar, Espaço Pipa – Associação Síndrome de Down, Projeto Crescer, Auma, Centro de Reabilitação Piracicaba, Escola Passo a Passo e Projeto Clarear da Selam. As modalidades oferecidas são atletismo, arremesso a cesta, bocha adaptada, boliche, dominó para DV (deficiente visual), futsal, natação, vôlei adaptado e tênis de mesa, além das atividades de integração.

No final da cerimônia ocorreram apresentações artisticas com o Grupo Up Down da Apae, capoeira com alunos da Apae/Centro de Reabilitação, por meio do grupo Elite Cultural e karatê com alunos do Espaço Pipa.