Aberta oficialmente a 14ª Olimpíada Municipal Especial
Aconteceu nesta terça-feira, dia 10, a cerimônia de abertura da 14ª Olimpíada Municipal Especial sendo uma realização da Prefeitura Municipal, organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, por meio do Projeto Clarear, em parceria com as entidades, escolas e instituições que trabalham com pessoas com deficiência na cidade. O objetivo do evento que prossegue até o dia 19 é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio de pessoas com deficiência.
A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio de Esportes Garcia Neto e contou com o desfile dos atletas. Além disso, houve o juramento do atleta feito por Damaris Lacerda de Oliveira Alves, aluna do Projeto Clarear.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, ressaltou que o evento cresce a cada edição. "Temos a cada ano uma participação maior e mais significativa de todas as entidades". O secretário fez questão de parabenizar a todos os envolvidos no evento desde a organização, professores, responsáveis e alunos.
O prefeito Gabriel Ferrato destacou o trabalho importante realizado no municipio com apoio da Prefeitura em parceria com as entidades. “Vocês são importantes e fundamentais nesse processo de inclusão”, disse.
A cerimônia contou ainda com a presença do vereador André Bandeira, ex-aluno e atleta do Projeto Clarear e da pedagoga Maria Rodrigues de Campo, da Escola Passo a Passo, que esteve compondo a mesa das autoridades representando os professores/coordenadores envolvidos no evento.
Participam do evento as entidades APAE, Avistar, Espaço Pipa – Associação Síndrome de Down, Projeto Crescer, Auma, Centro de Reabilitação Piracicaba, Projeto Superação, Escola Passo a Passo e Projeto Clarear da Selam. As modalidades oferecidas são atletismo, arremesso a cesta, bocha adaptada, boliche, dominó para DV (deficiente visual), futsal, natação, vôlei adaptado e tênis de mesa, além das atividades de integração como o “Lazer com Música".
No final da cerimônia ocorreram apresentações com o grupo de ginástica ritmica adaptada do Centro de Reabilitação Piracicaba/Associação Superação Paradesportiva – conjunto de fitas e das atletas Luane e Ana Cláudia que representaram o Brasil no mês de julho nos Jogos Mundiais de Verão e conquistaram dez medalhas (quatro ouros, uma prata e cinco bronzes), sob orientação da professora Vânia Soares.
A primeira modalidade em disputa será o dominó na sala do Projeto Clarear (estádio municipal Barão da Serra Negra), em dois horários: às 8h e 14h.
