A Prefeitura iniciou o processo licitatório para a aquisição do sistema de monitoramento eletrônico à distância por circuito fechado, que será instalado nos principais corredores comerciais e terminais de ônibus da cidade. O aviso de licitação foi publicado no “Diário Oficial” do município do último dia 27 de maio.
A iniciativa faz parte do conjunto de medidas para ampliar a segurança no município adotado pelo prefeito Barjas Negri, que destinou este ano à Guarda Civil Municipal um orçamento de R$12 milhões, Desse total, 750 mil estão reservados para a compra do sistema de vigilância, que tem a parceria do Funseg (Fundo de Segurança).
Segundo o edital, as câmeras serão implantadas em duas etapas. A primeira inclui um sistema completo de centrais de gerenciamento, gravação, monitoramento e controle das imagens, além da implantação de infra-estrutura de operação e o fornecimento de 14 câmeras móveis com transmissão de vídeo por rede de fibra ótica e uma câmera fixa. Estas primeiras 15 câmeras devem ser colocadas em funcionamento ainda este ano. O prazo de execução é de 90 dias a partir da emissão da ordem de serviço. A data inicial para colocação dos equipamentos era julho de 2006. As câmeras serão implantadas na rua Governador Pedro de Toledo, rua Benjamin Constant, avenida Armando de Salles Oliveira, rua Prudente de Moraes, rua Treze de Maio, rua Alferes José Caetano, rua Boa Morte, rua São José e TCI (Terminal Central de Integração).Para o próximo ano, está prevista a execução da segunda etapa do sistema. Nessa fase, deverão ser implantadas mais 16 câmeras, em locais ainda não definidos. A verba para a expansão será incluída no Orçamento de 2007.