A pedido da Prefeitura de Piracicaba, a concessionária rodoviária Eixo deve antecipar as obras de dois dispositivos (viadutos) na SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros, sendo um no km 169, no bairro Santa Teresinha (nas proximidades do posto Bigaton), e outro no km 171, na Balbo. As obras estavam previstas para começar em 2036 (no 16º ano de concessão), entretanto, devido ao pedido do Executivo, visando a segurança de motoristas, elas devem iniciar no próximo ano (2024), com prazo de conclusão em até 18 meses, a partir da assinatura de um termo aditivo contratual, que está prevista para ocorrer ainda neste mês.
Além da antecipação da construção dos viadutos na SP 304, a Prefeitura já recebeu a informação da Eixo de que foi protocolado na semana passada o processo de licenciamento ambiental para instalação de anel viário (projeto de cerca de 15 quilômetros de extensão) com início na rodovia Piracicaba – Rio Claro (rodovia Fausto Santomauro – SP127, no km 27) e término na rodovia Piracicaba – São Pedro (rodovia Geraldo de Barros – SP304, no km 174), com ligação no entroncamento com a Rodovia Herminio Peltrim – SP308, na altura do km 176.
“Considerando se tratar de uma antecipação de obras, dentro do cronograma contratual é necessária a assinatura de um termo aditivo, que deverá ocorrer nas próximas semanas. Após a assinatura, a expectativa é que as obras sejam concluídas em até 18 meses”, explicou Robson Avila, diretor superintende de engenharia da Eixo-SP em reunião técnica entre a concessionária e equipe da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).
“Esperamos que, a partir de agora, a gente consiga dar celeridade nisso, para que essas obras se iniciem o quanto antes, porque são muito importantes para todo o sistema viário da nossa cidade”, falou o prefeito Luciano Almeida.
Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a prefeitura validou o projeto e, portanto, deu anuência para que a concessionária prossiga com o processo e demais trâmites para contratação e posterior execução das obras. “O objetivo das obras será proporcionar segurança e organização na malha viária, sendo o viaduto do km 169 em nível, ou seja, tendo a rodovia elevada, e o dispositivo do km 171 contemplando a rodovia por passagem inferior, de modo a solucionar os conflitos existentes no trecho, considerado-o de maior relevância em função do alto índice de sinistros de trânsito”, comentou Jane.
“Ambos os dispositivos vão manter todos os movimentos veiculares, sem prejuízos aos moradores do entorno das áreas, bem como aos veículos de passagem”, disse Evandro Oriani Sotto, engenheiro da Semuttran.