Acontece no domingo, no parque da Rua do Porto, a 8ª edição do Triathlon Olímpico – Rua do Porto de Piracicaba, que compreende as provas de Triathlon, Mini-triathlon e Revezamento.

O percurso será diversificado com subidas e descidas, no Mini-triathlon os participantes nadarão 400m, pedalarão 5km e correrão 2km. No revezamento e Triathlon, os participantes nadarão 1,5 km, pedalarão 40km e correrão 10km.

As categorias para o Trithlon estão divididas em masculino e feminino. No masculino são: até 16 anos, de 17 a 19 anos, de 20 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 em diante. No feminino são: até 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a39 anos, 40 em diante. No mini-triathlon, não há distinção entre masculino e feminino e há duas categorias: até 16 anos e 17 anos em diante. No revezamento a categoria é única.

A programação está marcada para começar no sábado (12), das 14 às 17h, no Centro Cívico, com a realização de simpósio técnico e entrega do kit. Os organizadores lembram que para a entrega do kit é obrigatória a apresentação de comprovante de pagamento, documento de identificação e termo de responsabilidade assinado.

No domingo (13), para os atletas do Mini-Triathlon, das 7 às 7h40, acontecerá a abertura da área de transição e numeração dos atletas (área de lazer da Rua do Porto). Às 8h acontece a largada e a premiação está prevista para às 10h. Para os atletas do Triathlon e Revezamento, das 7 às 8h30 acontecerá abertura da área de transição e numeração. Às 9h acontece a largada às 13h a premiação.

A premiação (troféu) será dada aos três primeiros colocados de cada categoria, com troféus (masculino e feminino). Todos os que completarem a prova receberão medalha de finisher.

Além da competição a organização anuncia a realização de avaliação biomecânica no ciclismo, no sábado, das 14h às 17h e no domingo, das 8h às 13h. Segundo a organização, esta avaliação é uma análise e correção postural do atleta/ciclista em relação à sua bicicleta, visando o aumento de performance e diminuição dos riscos de lesões. Para fazer a avaliação é necessário agendar antecipadamente o horário pelo tel.: (19) 9174-0119 com professor Rogério Camargo.

O evento é uma realização da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, com organização da NC Promoc e parceira da Energil Sport, Ipêmed, Miqueluccio, Monte Algre – Ag~encia de Turismo, Nestle – Neston Barra, Pirabike, PoliBrasil, Rosfrios, SRTC – Engenharia e Projetos, Taxi Aéreo Piracicaba e Unimed.

Confira abaixo a descrição dos percursos do Triathlon, Revezamento e Mini Triathlon e o regulamento da competição:

DESCRIÇÃO DO PERCURSO (Triathlon E REVEZAMENTO)

A natação será realizada no lago do Parque da Rua do Porto, com percurso de duas voltas no lago.

O ciclismo sairá da área de transição, percorrerá a Av. Alidor Pecorari, atravessando a ponte do Morato, subindo a Av. Presidente Kennedy, virando à direita na Rua D. João Bosco e à esquerda na Av. D. Lídia, entrando na Av. Rui Barbosa e, em seguida, na Av. 1º de Agosto, depois na Av. Rio Claro e prosseguindo na SP 127, fazendo o retorno no KM 15 (Distrito de Tanquinho) e retornando no sentido de Piracicaba. Ao fazer o retorno na “caixa d'água” os participantes descerão a Av. Monsenhor Martinho Salgot até a Av. Limeira. O ciclista deverá cruzar a ponte do Shopping, virando à direita na Av. Renato Wagner até a Av. Beira Rio, onde chegará na área de transição para a corrida.

A corrida será feita no Parque da Rua do Porto.

No Revezamento cada atleta deverá executar apenas uma modalidade sendo que a cada etapa finalizada, os atletas deverão se tocar para dar prosseguimento à prova.

DESCRIÇÃO DO PERCURSO (MINI-TRIATHLON)

A natação será realizada no lago do Parque da Rua do Porto.

O ciclismo percorrerá a Av. Alidor Pecorari, atravessará a ponte do Morato, virando à direita do posto “Menina”, entrando na Av. 1, chegando até a Av. D. Francisca; haverá um retorno próximo ao restaurante Monte Sul. O ciclista deverá permanecer sempre à direita do percurso.

A corrida será feita no Parque da Rua do Porto.

REGULAMENTO GERAL

1- As bicicletas e todo o material de competição serão entregues à Organização no dia da prova, antes da largada. Os kits serão entregues aos atletas no dia 12/05, no Centro Cívico (prédio da Prefeitura de Piracicaba) – Av. Cap. Antônio Corrêa Barbosa, 2233, ou no dia da prova até às 7h30 (mini-triathlon) e 8h (olímpico).

2- No dia da prova será permitido deixar no bicicletário somente uma bicicleta, óculos, sapatilhas e capacete. O atleta será responsável pela colocação desse material no seu respectivo lugar.

3- Depois de feito o check-in da bicicleta não será mais permitida a saída dessa bicicleta até o início da etapa de ciclismo.

4- Depois da natação, o atleta deverá se dirigir à área de transição, deixar o material de natação no seu local delimitado, trocar-se e iniciar o ciclismo.

5- Ao final da etapa de ciclismo o atleta deverá entrar na transição, posicionar sua bicicleta no seu local delimitado, e se trocar para a etapa de corrida.

6- O atleta somente poderá subir ou descer de sua bicicleta após a faixa de desaceleração, que estará posicionada na saída e entrada da área de transição.

7- É obrigatório o uso de camisetas em todas as modalidades.

NATAÇÃO

1- Uso obrigatório da touca fornecida pela Organização da prova.

2- Não serão permitidos o uso de nadadeira, palmar, snorkel e/ou similares. A roupa de borracha será permitida.

3- Qualquer auxílio recebido durante o percurso resultará em desclassificação.

4- Será obrigatória a marcação do número de competição em pincel atômico no corpo antes da colocação de qualquer óleo ou substância protetora.

5- O atleta deverá contornar as bóias posicionadas no percurso.

CICLISMO

1- O vácuo será permitido.

2- Não serão permitidas alterações no percurso (desvios), a não ser por determinação dos fiscais da prova por motivos de segurança.

3- Será obrigatória a utilização do capacete durante todo o percurso de ciclismo. Caso isso não ocorra, implicará a desclassificação do competidor.

4- A etapa de ciclismo será encerrada 4 h após o início da natação.

5- Não será permitido o auxílio de veículos (carros, motos, caminhões etc.) e de ciclistas que não estejam participando da prova, formando vácuo para os competidores. O atleta que se utilizar destes recursos, será eliminado da prova.

CORRIDA

1- Os corredores deverão usar numeração visível na região abdominal. A não utilização do {mospagebreak}número de forma correta acarretará em desclassificação do competidor.

2- Não será permitido “pacing” praticado por um corredor não participante da prova bem como qualquer tipo de acompanhamento. O trabalho de equipe com objetivo de provocar vantagem ao competidor não será permitido.

3- É proibido que amigos ou parentes corram ou pedalem com o competidor durante o percurso. É de inteira responsabilidade do competidor não permitir que isto aconteça.

4- Os corredores serão abastecidos com isotônicos e água durante o percurso por integrantes da Organização da prova.

ESPECÍFICO

1- Qualquer infração observada será comunicada ao diretor de Etapa e, posteriormente ao diretor geral da prova. Os fiscais não estão obrigados a informar ao competidor quando ele(a) for anotado.

2- É dever do competidor conhecer o percurso.

3- Haverá postos de abastecimento.