Piracicaba, 03 de junho de 2015 – A 8ª edição da Festa do Vinho acontecerá no bairro de Santana, nos dias 12, 13 e 14 de junho, e conta com uma programação recheada de danças típicas, comidas tirolesas, vinho produzido no bairro, além de missa e shows musicais. O bairro está pronto para receber os visitantes e a comunidade ansiosa para receber um público estimado em 20 mil pessoas nos três dias do evento.

Esta festa é considerada muito importante pela comunidade, pois resgata a tradição cultural dos moradores do bairro e proporciona a união de todos em prol da arrecadação de fundos, que serão reinvestidos em espaços de convivência do próprio bairro. São mais de 300 moradores ajudando e trabalhando voluntariamente para o sucesso do evento, e a praça será toda decorada, destacando o melhor da tradição tirolesa do bairro.

Por meio da Associação de Moradores do Bairro Santana, que tem como atual presidente José Mathias Vitti, e com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o bairro tirolês preparou uma programação que inicia na sexta e termina no domingo. Na sexta-feira o evento terá início às 20h, no sábado, às 18h. No domingo a programação acontece durante todo o dia, até 20h, com a realização da missa às 9h30, e a partir das 11h o início da programação festiva.

“Esta festa, que hoje está no calendário turístico da cidade, é muito importante para a cidade, pois impulsiona o desenvolvimento do turismo nas comunidades de Santana e Santa Olímpia, além de ressaltar a importância cultural que o vinho e a gastronomia típica têm para essas comunidades”, afirma a secretária de Turismo de Piracicaba, Rose Massarutto.

O prefeito Gabriel Ferrato, que esteve presente na coletiva de imprensa de divulgação da Festa, realizada hoje na praça de Santana, enfatizou a importância de investir em uma comunidade que trabalha com empenho para a realização da Festa, e que direciona os recursos arrecadados para a própria comunidade.

A entrada da festa é gratuita, e o estacionamento é pago, sendo o valor de R$15,00. A intenção, segundo os organizadores, é de que as pessoas não transitem com veículos pelo bairro e apenas se locomovam a pé, garantindo a segurança de todos que estão no evento.

Origem da Festa do Vinho de Santana

Produzir o próprio vinho sempre foi tradição nas famílias dos bairros Santana e Santa Olímpia. A Festa do Vinho começou em 2008, como um almoço para alavancar a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santana e Santa Olímpia, que contou com a presença de 1.000 pessoas. De lá para cá, tanto a Festa como a cooperativa cresceram. Em 2008, cinco pessoas integravam a cooperativa. Atualmente são 24 cooperados, oriundos de ambos os bairros tiroleses. A Cooperativa foi se especializando e capacitando, recebendo assessoria do Sebrae (tecnologia, fabricação e agronomia) e curso de empreendedor de pequenos negócios, realizado em parceria entre o Senac e a Setur – Secretaria Municipal de Turismo.

A Cooperativa continua ampliando sua atuação anualmente, resultado do curso de Pequenos Negócios, que foi realizado em 2011, e resultou na elaboração de um plano de negócios e na captação de recursos para ampliação. Além disso, em 2013, buscando a continuidade do processo de capacitação das comunidades de Santana e Santa Olímpia, uma parceria da Setur e do Sindicato Rural de Piracicaba, proporcionou gratuitamente um Curso de Turismo Rural, que foi ministrado pelo Senar, a todos da comunidade que tivessem interesse em participar. A intenção é ampliar a produção e também diversificar os produtos para comercialização. Os cooperados cultivam parreirais, que produzem 20 mil litros de vinho ao ano (10 mil garrafas), sendo, vinhos tinto seco e suave, branco, rosê e frisante, além de suco e geleias de uva.

Confira a programação e o cardápio da Festa:

Sexta-feira – 12/06/2015 20h – Abertura oficial com apresentação de rainha e embaixadora 21h – Grupos de dança 22h – Banda Nostalgia

Sábado – 13/06/2015 18h – Missa 19h30 – Apresentação de rainha e embaixadora 20h – Grupos de dança 22h – Banda Luxus

Domingo – 14/06/2015 9h30 – Missa 11h – Almoço com cardápio típico 14h – Apresentação de rainha, embaixadora e de grupos de dança 15h – Banda Nostalgia

Cardápio

Dentro do Salão: Cuscuz, Porção de Frango, Canederli, Cuccagna, Chopp, Bebidas: Refrigerante, água e suco de uva.

Almoço Domingo: Crauti, Porpeta, Arroz, Polenta, Frango, Carne de Panela, Batata, Salada, Farofa, Maionese, Macarrão, Strangula Preti.

Fora do Salão: Cafeteria (Pães caseiros, café, capuccino), Doces, Sorvete, Cuscuz, Pastel, Batata Frita, Grostoli, Bebidas: Refrigerante, Água e Suco de uva, Sucos, Sangria, Crepe, Churrasco, Chopp e Vinho.

Canederli – Sopa típica Trentina com bolas feitas de pão e cozidas em um caldo de frango. Ingredientes: Pão, linguiça, Ovo, farinha de trigo, sal.

Doces – Mousse de Vinho, Mousse de Maracujá, Espeto de chocolate de Uva e Morango, Trufas, Caçarola Italiana.

Grostoli – Popular no Trentino (Norte da Itália), na Áustria e Suíça. Ingredientes: farinha de trigo, leite manteiga, açúcar, ovos, fermento, sal. Cobertura: pulveriza com açúcar e canela a gosto.

Cuccagna – Polenta, linguiça, ovos, bacalhau e queijo.

Sangria – Batida com poupa de uva, vinho, gelo e leite condensado.

Crauti – Prato tradicional Trentino – existem várias receitas regionais com diferentes ingredientes. Esta, em especial, é uma forma popular da região de Meano. Ingredientes: repolho curtido refogado, pimenta, sal, costelinha de porco defumada, bacon, calabresa.

Strangula Pretti – Quer dizer “engasga Padre”, era o prato principal servido aos padres antigamente. Ingrediente: Massa => Farinha de trigo, sal a gosto, leite, ovos, chicória (espinafre). Molho => azeite, molho de tomate, cebola, carne moída ou linguiça.