A Prefeitura promoveu no sábado, 25/05, a 8ª Conferência da Cidade de Piracicaba, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep). O evento aberto ao público reuniu 122 pessoas e elegeu delegados para representar Piracicaba na Conferência Estadual, além dos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade (ConCidade), para o triênio 2024-2027.
Ao todo, 24 delegados foram eleitos para representar Piracicaba na Conferência Estadual. No setor Legislativo, foram eleitos Acácio Geraldo Souza de Godoy, Pedro Motoitiro Kawaii, Raimunda Ferreira de Almeida e Silvia Maria Morales. Já no Executivo, os novos nomes são: Andrea Ribeiro Gomes, Marcelo Pinto de Carvalho, Euclidia Fioravante, Marcio Marino, Nancy Thame, Maria Beatriz Silotto Dias de Souza e Sandra Cristina Liberal.
Do setor de movimentos populares, serão nomeados Isaac Jorge Roston Junior, Pablo Carajol Delvage, Marco Antonio Facco Casarotti, Sidivaldo Airton Cancilliero, José Luís Medina Campos e Iraci Vitor Honda. Na categoria Entidades Sindicais, Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa, Bartira Mendes de Campos Louzada e Douglas Yugi Koga são os novos nomes. Carlos Roberto Rodrigues foi eleito pelo setor Organizações Não Governamentais.
A etapa estadual ainda inclui as Entidades Empresariais, compostas por Ademir Sergio Brazaca e José Rodolfo Penatti e Entidades de Trabalhadores, com Thiago Assis Brito de Souza e Aristides Galvão.
O evento também elegeu membros da sociedade civil para o ConCidade. São eles: a) empresários: Ademir Sérgio Brazaca, do setor imobiliário; José Rodolfo Penatti, setor sucroalcooleiro; Juliano Ferreira Passos, demais Setores Econômicos. b) Movimento Social: Antônio Francisco Correia e Thiago Assis Brito de Souza, Sindicatos dos Trabalhadores Urbanos; Adão Alves, Sindicatos de Trabalhadores Rurais; Iraci Vitor Honda, Eveline Blumer e Israel Alves Martins, do Movimentos Populares ou Associação de Moradores. c) ONGs/ entidades técnicas ou profissionais/ instituições de ensino ou pesquisa: Ivanjo Cristiano Spadote; Rafael Roberto Domarco Aloisi e Tatiane Elaine Zani Bistafa. d) Planejamento Territorial: Isaac Jorge Roston Junior, Bartira Mendes de Campos Louzada, Fátima Cristina Scarpari e Mário Paixão.
OBJETIVO – A Conferência da Cidade tem o objetivo de criar espaço para governo e sociedade civil debater e avaliar as políticas públicas urbanas. De acordo com Andrea Ribeiro Gomes, secretária de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), o intuito do evento, além das eleições dos delegados e membros da sociedade civil, é o de propor o diálogo entre autoridades e gestores públicos. “Nosso objetivo aqui é sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades. Assim, durante mais de 11 horas de evento, indicamos as prioridades e incentivamos a participação popular dos diversos segmentos da sociedade para a formulação de propostas para a Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano”, explicou.
O evento contou com a palestra: Construindo a Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, realizada pela arquiteta Laura Machado de Mello Bueno. Ao final dos debates, os grupos de trabalho apresentaram os resultados de suas discussões. As propostas foram divididas em três eixos: Principais Setores Urbanos; Gestão Estratégica e Financiamento; e Grandes Temas Transversais.
Os debates trouxeram questões genéricas e específicas sobre conflitos de uso rural e urbano, saneamento básico, drenagem urbana, mobilidade, habitação social, regulamentações urbanísticas de uso e ocupação do solo, regularização fundiária, ocupações irregulares, sustentabilidade, desigualdades sociais e econômicas. “As conversas foram importantes para nos aprofundarmos em assuntos pertinentes como à elaboração de um plano municipal de adaptação e mitigação climática, como a ideia de cidades resilientes. Nas salas de discussão das propostas, todos, sem exceção, tiveram voz para construção de uma Piracicaba melhor. Quero fazer um agradecimento especial aos parceiros Senac, Sebrae e Pecege, que contribuíram para a organização do evento, e à Fumep que cedeu o espaço. Foi muito produtivo”, destacou a titular da pasta.
PRÓXIMOS PASSOS — Agora, os representantes de Piracicaba devem defender as propostas na 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, onde sairão as propostas do Estado de São Paulo para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento propõe organizar debates locais e regionais sobre as políticas de desenvolvimento urbano por meio do reconhecimento de demandas comuns. O objetivo é construir uma agenda para enfrentar os crescentes problemas urbanos, marcados pelo impacto das mudanças climáticas.
SUPLENTES — Confira a lista de suplentes eleitos para a etapa estadual:
Suplentes do Legislativo: Anilton Fernandes Rissato, Fabrício José Raetz de Oliveira Polezi, Paulo Camolesi, Paulo Henrique Paranhos Ribeiro.
Suplentes do Executivo: Lídia Isabel Maria d’Arce Martins, Juliana Baccarin, Jamyle Martins De Souza, Cleidelice Baltieri Borges, Evelise Moncalo Moda, Andréia Dos Santos, Sumaya Hamad Chaouk.
Suplentes de Entidades Sindicais Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa: Tatiane Elaine Zani Bistafa, Renato de Albuquerque Ferreira, Jéssica Abonizio Gouvea.
Suplentes de Entidades Trabalhadores: Adão Alves, José Osmir Bertazzoni.
Confira a lista de suplentes para o Concidade:
A) Empresários: Ricardo José Delazaro e Alexandre José Domingues Ferreira; B) Movimento Social: José Osmir Bertazzoni; Aristides Galvão. C) Outras: Renato de Albuquerque Ferreira, Jéssica Abonizio Goura. D) Planejamento Territorial: Ricardo Melhada Gomes, Venicio Eduardo Gonçalves, Admilson Soares Ferro e Marta Alcântara da Silva.