Considerada como uma das festas de São João mais tradicionais do Estado, a Festa de São João de Tupi chega neste ano à sua 83ª edição. Realizada ininterruptamente desde 1934, sempre no dia 23 de junho, o evento celebra a devoção pela comunidade ao santo. A iniciativa, integrante do calendário oficial de eventos do município desde 2012, é realizada pela paróquia de São José de Tupi e tem o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita e o estacionamento para veículos custa R$ 15.
A programação da Festa tem início às 6h, com o Toque da Alvorada e a execução de 12 tiros de morteiro. Após, às 11h, no Salão Paroquial, é aberto o almoço típico, com cuscuz, leitoa à pururuca, frango inteiro assado e poções de leitoa e de frango à passarinho. Mais tarde, às 17h, tem início a Santa Missa, seguida pelo levantamento do mastro e acendimento da fogueira, às 18h. A partir das 19h tem início as atrações musicais, com o Trio Chora Gaita, as duplas Pedro e Pedrinho, Claudemir e Moisés, Mary e Mariane, Alex e Nando e dos cantores André César e João Henrique. À meia noite é realizada a queima de fogos em homenagem ao nascimento do santo, comemorado no dia 24 de junho.
Em suas primeiras edições, os festejos começavam com uma procissão, onde os romeiros seguiam com a imagem de São João até um ribeirão próximo ao bairro de Tupi. Após banharem a imagem nas águas do mancial, o cortejo retornava à praça central, onde o primeiro dos romeiros, que levava a estátua do santo, passava pelas brasas da fogueira, seguido de outros devotos. Hoje, por questões de segurança, a passagem nas brasas pelos devotos é proibida.
A expectativa de público, de acordo com organizadores do evento, é de que 15 a 20 mil pessoas compareçam à festa, que demanda o trabalho de mais de 180 voluntários, todos da comunidade e de bairros vizinhos. Além das atrações musicais e gastronômicas, a previsão é de que mais de 80 barracas típicas estejam presentes no local.
Sobre São João
Um dos personagens mais significativos do cristianismo, São João Batista nasceu, segundo registros históricos, por volta do ano 5 a.C. em uma pequena cidade próxima à Jerusalém. Judeu, era considerado como um dos principais profetas de seu tempo, anunciando a chegada do Messias. Nas passagens Bíblicas, João foi aquele batizou Cristo no Rio Jordão – o termo baptista decorre desta cerimônia, comum a várias religiões e que tem grande notoriedade nas de matrizes cristãs. A festa em sua homenagem, realizada no dia de seu nascimento, em 24 de junho, tem origem na Idade Média em substituição à dedicada ao deus grego Adônis, comemorado no mesmo dia.
Serviço:
83ª Festa de São João de Tupi
Dia 23/06 (sexta-feira)
Programação: 6h (toque de alvorada), 11h (almoço), 17h (Santa Missa), 18h (levantamento do mastro e acendimento da fogueira), 19h (atrações musicais) e 0h (queima de fogos).
Entrada: gratuita, com estacionamento a R$ 15
Como chegar: O acesso à Tupi pode ser feito na saída 149 da rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) ou pela rodovia Margardida da Graça Martins (SP-135) para quem vem de Piracicaba.