A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio, 01, 02, 07, 08, 09 de junho, o 7º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), que reunirá mais de 60 corais adultos, infantis, infanto-juvenis e da 3ª idade, oriundos de diferentes cidades do Brasil, além de oficinas pedagógicas e intervenções cênicas. A programação é gratuita e acontece no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Engenho Central) e no Sesc Piracicaba.

A solenidade de abertura, marcada para às 19h30 do dia 29/05 no chamado Teatro do Engenho contará com a apresentação dos corais piracicabanos Vozes da Caterpillar, Coro das Quintas, Momento Musical e o Coro Misto da Empem, além do Madrigal Emoções, do Rotary Clube de Limeira. A noite contará ainda com apresentação da Cia Sé de Teatro/Núcleo “Os Ridículos”.

O Enacopi é um encontro sem caráter competitivo, onde os grupos podem apresentar uma mostra de seu trabalho. Todos os corais se inscrevem pelo site www.enacopi.com.br e em seguida é montado o cronograma, agendando os grupos nas sessões do evento. Cada coral tem o direito a apresentar 3 canções de seu repertório, num tempo de 12 minutos.

As oficinas pedagógicas acontecem sempre às 9h30. A primeira delas será no dia 01/06 no Sesc e abordará “técnica vocal”. No dia seguinte acontece a segunda oficina, com o tema “harmonizando e arranjando para o corpo”, no Teatro Erotídes de Campos. Em 08/06 as aulas voltam para o Sesc, onde será trabalhado o “teatro musical”. As inscrições para as oficinas do Sesc devem ser feitas pelo telefone (19) 3437-9292. Já nos trabalhos no Teatro, os interessados devem se inscrever pelo site www.enacopi.com.br

“O evento tem como objetivo promover, integrar, divulgar e incentivar a prática do Canto Coral, possibilitando, com este intercâmbio, o crescimento dos grupos participantes, além de divulgar o canto coral durante o evento gratuito e realizar oficinas de técnica vocal e expressão corporal para os participantes”, explica a coordenadora artística do Enacopi, Malu Canto.

HISTÓRIA

O Enacopi tem como objetivo difundir o trabalho de corais nacionais e internacionais, estimulando o congraçamento entre os povos, o intercâmbio cultural entre as nações e a democratização do acesso ao canto vocal, além de garantir sua presença no calendário anual do município, o Enacopi foi transformado em lei.

A proposta do projeto de lei 6475/09 partiu do executivo, inserindo-o à lei 5194/02, das consolidações das leis da cultura no município. Entre os argumentos apresentados no projeto que inclui o ENACOPI na legislação municipal, consta esclarecer a importância deste grande evento para movimentar a cultura local, a formação de plateias e como meio de troca de experiências entre seus participantes além de ser um evento que já se tornou algo esperado, pelos coralistas da cidade, pelos corais visitantes e pela população, comprovando o sucesso do ENACOPI desde a sua primeira edição.

FICHA TÉCNICA

– Coordenação Artística: Malu Canto

– Coral Anfitrião: Coral Vozes da Caterpillar

– Produção Executiva: Felippe Limonge (agente cultural)

– Realização: Prefeitura de Piracicaba – por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural

SERVIÇO

Toda a programação do Enacopi pode ser conferida no site: www.enacopi.com.br