É comemorado neste sábado (07/04) o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção para se ter uma melhor qualidade de vida. Este ano, o tema escolhido é Saúde para todos. Em 2017, o tema foi Depressão. Oficialmente, a data é comemorada desde 1950.
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde coletivo e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial, em decorrência da falta de hábitos saudáveis e de alimentação equilibrada.
Em Piracicaba, unidades de saúde da Atenção Básica desenvolvem durante o ano atividades em grupo voltadas à prevenção e os interessados em participar podem obter mais informações no posto do bairro (unidade de referência). As USFs, por exemplo, oferecem ainda grupos para gestantes, grupos de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), entre outros.
Nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ocorrem ações de matriciamento junto à rede de Atenção Básica para orientações e desenvolvimento de ações de saúde mental. Na rotina das unidades, é realizado atendimento multidisciplinar, com atividades diversas, para pessoas em sofrimento psíquico, proporcionando inserção social e ganhos de saúde e qualidade de vida.
A Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN) está desenvolvendo um intenso trabalho de capacitação na rede para que todas as equipes das unidades de saúde saibam atender seus pacientes com o olhar da prevenção e da alimentação saudável.
De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, são ações que enriquecem as unidades visando prevenção e a orientação em saúde. “Com isso esperamos atrair o público mais sedentário, com maior risco de ser ou se tornar obeso, hipertenso ou diabético, doenças que potencializam outras doenças mais debilitantes, como as cardíacas, respiratórias e vasculares, que comprometem a qualidade de vida”, explica o secretário.
PIRACICABA SAUDÁVEL – Em 2017, uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) criou o Programa Piracicaba Saudável, em que profissionais de saúde e de esportes trabalham juntos nas USFs e centros comunitários oferecendo às comunidades acesso gratuito a atividades físicas e receativas orientadas.
No dia 14 de abril, como comemoração ao mês relacionado ao Dia Mundial da Saúde, terá início um novo projeto do Programa Piracicaba Saudável: Sábado de Orientação nas Academias ao Ar Livre, em que as academias ao ar livre vão receber professores do Selam aos sábados. Esses profissionais da Selam, ligados ao Programa de Atividades Motoras (PAM) vão circular as 52 academias existentes em datas pré-determinadas e por região. Neste sábado (14/04), portanto, a Região Norte será a beneficiada.
Os profissionais estarão das 7h às 11 horas nos seguintes parques: Parque Regional Santa Terezinha, Parque de Ártemis (Rua 13 de Maio), Parque Residencial Piracicaba (Rua São Pedro), Praça Fábio Roberto Fernandes Cunha (Rua José Jacir Moretti), Vila Industrial (Rua João Lordello) e Parque Paraíso das Crianças (Zoológico Municipal)