Conferência, na Estação da Paulista, aprovou propostas ao setor cultural a serem enviadas ao Poder Público

A 6ª Conferência Municipal de Cultura de Piracicaba, realizada pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Comcult (Conselho Municipal da Cultura) no último fim de semana, no Armazém Maria Dirce Camargo, na Estação da Paulista, teve a participação de ao menos 200 pessoas durante os três dias de evento, entre Poder Público, artistas, produtores e outras pessoas da sociedade civil. A entrada foi gratuita.

De sexta-feira, 28/10, a domingo, 29/10, os participantes debateram sobre a cultura na cidade, elaboraram propostas relacionadas aos eixos temáticos ao setor cultural do município, à esfera estadual e nacional, além de elegerem os delegados – titulares e suplentes – que representarão o município no evento estadual.

Conferência aconteceu ao longo de três dias no Armazém Maria Dirce, na Estação da Paulista

Os delegados eleitos são Fátima Monis, Nathy Pezzato, Glaucio Camargo, Anselmo Figueiredo e Pablo Carajol. Eles representarão Piracicaba na 4ª Conferência Estadual de Cultura de São Paulo, coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que será realizada nos dias 8 e 18 de dezembro e terá como tema central Democracia e Direito à Cultura.

Já a temática Democracia e Direito à Cultura foi pautada por Alessandro Azevedo, representante do Ministério da Cultura, na palestra de abertura do segundo dia do evento.

Para o secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, a 6ª Conferência Municipal de Cultura ampliou o debate sobre políticas públicas para setor. “Foi um momento de ouvir propostas e compartilhar ideias. Como Poder Público, queremos contribuir para uma cultura sempre mais democrática e acessível”.

Carlos Beltrame, secretário da Ação Cultural, durante abertura da Conferência

Além dos debates, a conferência também promoveu apresentações da Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba) e da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), mantidas pela Semac. Houve, ainda, intervenções artísticas de Tony Azevedo, do Grupo Samba de Lenço Antônio Ferraz, do Grupo Batuque de Umbigada Casa de Batuqueiro e performance drag com Lucia Gardyn.

Beto Oliveira, cineasta de Piracicaba, ressaltou que a conferência foi importante para juntar o setor artístico da cidade para construir novas diretrizes ao Plano Municipal de Cultura. “Foi um momento de rever alguns pontos e metas, no intuito de compor novas diretrizes para os próximos anos. Servirá para desenvolver ainda mais o setor cultural de Piracicaba. Em 2024 teremos muitos frutos desta conferência”.