Cerca de 60 pessoas participaram no último sábado, 04/06, da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba, realizada no Armazém da Cultura Maria Dirce Camargo, na Estação da Paulista.
O evento incluiu palestras, grupo de trabalho que discutiu questões estabelecidas pelo Ministério das Cidades para os debates e eleição de delegados para a etapa estadual do evento e também para os representantes da sociedade civil do Conselho da Cidade. O tema do evento nesta edição foi Função Social da Cidade e da Propriedade e teve como lema Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas.
O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, lembrou que o tema deste ano está inscrito na Constituição de 1988 e de lá para cá vários esforços foram feitos para que a função social da propriedade aconteça. Ele lembrou, porém, “que a implantação das ferramentas para que isso ocorra não é algo elementar. Fica parecendo que depende simplesmente da vontade do gestor, que vai lá e dá uma canetada. Não é assim, porque o processo social é muito mais complexo e por isso a participação é tão importante”, disse.
Em sua fala, o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), Lauro Pinotti, também destacou a importância da ampla participação da comunidade. “A Conferência é um espaço de diálogo”, reforçou.
O vereador Pedro Kawai, que representou a Câmara de Piracicaba, enfatizou que a Conferência também é um espaço aprendizado. “É o espaço em que podemos discutir e apresentar políticas públicas para melhoria do nosso município”, disse.
Ainda durante a manhã foram ministradas as palestras O Brasil Urbano: a Cidade que Temos, por Lauro Pinotti; A Função Social da Cidade e da Propriedade, por Kazuo Nakano, doutor em demografia e professor universitário; Plano Diretor, por Carlos Leite, doutor em estruturas ambientais urbanas pela FAU-USP e professor universitário e A Cidade que Queremos, por Geraldo Moura, mestre em geografia.
Durante a tarde o evento transcorreu com grupo de trabalho que discutiu questionamentos propostos pelo Ministério das Cidades para um diagnóstico dos municípios. Após a discussão, foram realizadas a eleição dos delegados para a etapa estadual da Conferência e os representantes da sociedade civil para o Conselho da Cidade. O evento terminou com a plenária que sistematizou o questionário elaborado no grupo de trabalho.
Confira abaixo os nomes dos delegados eleitos para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, dos representantes da sociedade civil para o Conselho da Cidade.
DELEGADOS ELEITOS
SEGMENTO I – PODER EXECUTIVO
Titular:
Pedro Sérgio Piacentini
Marcelo Cachioni
Paulo César Schiavuzzo
Getúlio Pedro de Macedo
Dorival José Maistro
Ana Lúcia Canceglieri
Antônio Celso Duarte
Suplente:
Idnilson Donizete Perez
SEGMENTO I – PODER LEGISLATIVO
Titular:
Pedro Motoitiro Kawai
José Antônio Fernandes Paiva
Francisco Almeida do Nascimento
SEGMENTO II – MOVIMENTOS POPULARES
Titular:
Eliana Aparecida Pereira
José Ronaldo Ventura Cruz
SEGMENTO III –TRABALHADORES POR SUAS ENTIDADES SINDICAIS
Titular:
Milton Costa
Cláudia Renata Novolette
Jorge Luiz de Paula
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL PARA O CONSELHO DA CIDADE
MOVIMENTOS POPULARES
Titular:
Iraci Vitor Honda
Márcio José Pereira
Suplente
Carlos José Marco da Silva
MOVIMENTOS SOCIAIS (SINDICATOS RURAIS E URBANOS)
SINDICATO RURAL
SINDICATO URBANO
Titular:
Milton Costa
Cláudia Renata Novolette
Jorge Luiz de Paula
EMPRESÁRIOS
SETOR IMOBILIÁRIO
SETOR SUCROALCOOLEIRO
Titular:
Valmir José Santana
DEMAIS SETORES ECONÔMICOS
ONGS, ENTIDADES PROFISSIONAIS, ACADÊMICAS E DE PESQUISA E CONSELHOS PROFISSIONAIS
Titular:
Márcio Espírito Santo
Ivanjo Cristiano Spadote
REPRESENTANTES DAS DIFERENTES UNIDADES DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL, INCLUINDO AS REGIÕES NORTE, SUL, LESTE, OESTE, CENTRO E A MACROZONA RURAL.
Titular:
Ivair Moisés Medeiros
Kátia Maria Paschoalini
Valéria Capis da Cruz
Isaac Jorge Roston Júnior
Suplente:
Maicon Michel Barbosa da Silva Scarabel
Célia da Silva Gomes Folegoti
Neiva Aparecida Palmieri Bento
José Ferreira de Matos
Legendas:
1: Foto da abertura do evento, com Lauro Pinotti, Pedro Kawai e Ivanjo Spadote
2. Prefeito Gabriel Ferrato discursando para os presentes
3. Grupo de trabalho durante a discussão das propostas
4. Prefeito discursando.
Fotos: Bruna Ramallhão