650 semáforos já operam com lâmpadas LED
Dos 903 grupos focais em funcionamento na cidade, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) já realizou a troca de 590 veiculares e 60 de pedestres, até 31 de dezembro. Esta ação que busca modernizar a sinalização, prevê substituir as lâmpadas convencionais por equipamentos de LED (Light Emission Diod), beneficiando 132 cruzamentos, onde estão 781 semáforos para controle de fluxo de veículos – 516 com tarja reflexiva para daltônicos – e 122 para travessia de pedestres.
As equipes já efetuaram a troca nas seguintes vias: av. Dr. Paulo de Moraes, rua XV de Novembro, na av. Luciano Guidotti, rua Moraes Barros, av. Raposo Tavares, rua do Rosário, rua Boa Morte, av. Carlos Martins Sodero, av. Piracicamirim, av. Alberto Vollet Sachs, rua Alferes José Caetano, av. Independência, av. Micheletti, av. Armando de Salles Oliveira, av. Dona Francisca, av. Rui Barbosa, av. Limeira, av. Centenário com av. Carlos Botelho, avenida Barão de Serra Negra, avenida Manoel Conceição e rua Governador Pedro de Toledo que está com 70% das trocas concluídas.
De acordo com o Secretário Paulo Prates, o sistema visa ampliar a segurança no trânsito. “O novo dispositivo reduz consideravelmente o número de acidentes, melhora as condições de trafegabilidade nas principais ruas e avenidas e oferece segurança ao pedestre”, disse Prates.
O secretário informa, ainda, que já está em execução a reforma do semáforo na av. Centenário com rua José Ferraz de Camargo, o que deve reduzir os acidentes no local. Na avenida Rio das Pedras com rua Lutero Luiz o conjunto de sinalização também passa por reforma, determinada pela alteração geométrica da via.
Com esses novos grupos focais em LED a secretaria deve economizar cerca de R$ 300 mil/ano. Outro ponto importante será a redução no consumo de energia. Esse sistema também diminuirá a troca de lâmpadas que hoje tem vida útil de 5 meses, enquanto as novas de LED tem durabilidade de 6 a 8 anos. Esta modernização é mais uma etapa dentro do Plano Diretor de Semáforos que resultará no próximo ano na instalação da Central de Operações de Trânsito.
