Considerada uma das melhores jogadoras que o basquete já produziu, Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, esteve hoje, 21/05, em Piracicaba, na Escola Municipal João Batista Nogueira, localizada no bairro Santa Terezinha, para contar a sua trajetória no esporte aos alunos e a comunidade. A ação faz parte da programação da 5ª Semana Municipal do Brincar e dos 7° Jogos Internos das escolas municipais, que segue até sexta, 24/05, em todas as unidades da Rede.

A ex-jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, esteve em Piracicaba, na Escola Municipal João Batista Nogueira

Os 550 alunos ocuparam a quadra da escola para acompanhar o evento, que foi aberto para as famílias e a comunidade.

Durante a palestra, a atleta falou sobre a sua trajetória na Seleção Brasileira de Basquete e os valores que aprendeu com o esporte, como o respeito aos limites, aos colegas e a valorizar o trabalho em equipe. “O esporte está enfrentando um momento desafiador de concorrência com o mundo digital. Fico feliz em ver a escola incentivando essas crianças a viverem a vida fora das telas com o esporte, que transmite valores importantes que elas levarão para a vida toda”, afirmou.

A escola desenvolve o projeto Basquete Estrelas Piracicaba, que tem como técnica a ex-jogadora de basquete Neusa Maria Ribeiro, A Neusinha. O projeto é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, por meio do Instituto CGTI Campinas (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) pelo programa Magia do Esporte, em parceria com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Atualmente, 70 meninas estão participando do projeto Basquete Estrelas Piracicaba nos contraturnos das aulas regulares

A diretora da escola Elizandra Moreno mencionou que o projeto surgiu como um pedido no evento realizado pela Prefeitura, o Pira nos Bairros. “Fiz um pedido ao prefeito Luciano Almeida, expressando o desejo por uma atividade esportiva aqui na escola e fui atendida. Atualmente, 70 meninas estão participando nos contraturnos das aulas e a ideia é expandir também para os meninos, que querem muito participar.”

Laralis Jatobá é mãe de Sophia, que participa das aulas pelo projeto Basquete Estrelas Piracicaba

Laralis Jatobá, 32, é mãe de Sophia Jatobá, 9, que participa das aulas pelo projeto, e conta que percebeu mudanças positivas no comportamento da filha após ela ter começado a frequentar as aulas. “Ela gosta muito, não perde um treino. Percebo que ela está mais animada com a escola, mais comprometida. Está sendo uma experiência muito positiva para ela.”

Após a palestra, a atleta tirou fotos e deu autógrafos aos alunos e pais que acompanharam o evento

SMB – A Semana Municipal do Brincar faz parte do Calendário Oficial de Eventos Cívicos de Piracicaba pela lei municipal 8.903/2018. O objetivo é desenvolver ações gratuitas, promovendo atividades para os alunos da Rede Municipal de Educação.  As atividades continuam até sexta-feira, 24/05 e seguem o tema escolhido para esse ano: “Viva a diversidade! O brincar é para todas as pessoas”.