5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será na sexta-feira, 04/04, na Fumep
Evento será das 8h às 15h e prepara para a 5ª CNSTT, em agosto, em Brasília, promovida pelo Ministério da Saúde

Mais de 120 pessoas se inscreveram para participar da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que acontece na sexta-feira, 04/04, das 8h às 15h, no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep). A realização do evento local é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde.
Para discutir o tema proposto neste ano – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano buscando reafirmar a luta por condições de trabalho dignas e saúde para todas as pessoas –, a organização do evento traz para a palestra de abertura o procurador do Ministério Público do Trabalho e especialista no assunto, Silvio Beltramelli, que entre as suas atividades, dedica-se à investigação das relações de trabalho sob a ótica dos direitos humanos, desenvolvendo, atualmente, plano de pesquisa intitulado: O direito internacional para o Trabalho Decente em tempos de Quarta Revolução Industrial.
Após a palestra iniciam-se as discussões da etapa municipal da Conferência. Serão três eixos discutidos para construir propostas a serem levadas à 5ª CNSTT – organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde –, que acontece de 18 a 21/08, em Brasília. São eles: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
“Com as discussões finalizadas são elaboradas e votadas as diretrizes da etapa local, seguido da eleição de pessoas delegadas para a etapa macrorregional e, por fim, realizada a plenária final para a divulgação e validação das diretrizes selecionadas pelos participantes da conferência”, enfatizou Carina Baron, gerente de Vigilância em Saúde de Piracicaba.
Entre os objetivos da conferência está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer ainda mais as políticas públicas já existentes. Vale destacar que as propostas servirão de base para revisar e atualizar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).