54 municípios participaram na manhã de hoje da 4ª reunião da Rede Estadual de Gestores de Juventude, que aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico. A reunião foi aberta pelo Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lars Grael.
Na oportunidade, Grael salientou que o momento da realização daquela reunião era muito importante porque atualmente se percebeu a importância de execução de uma agenda ampla para a juventude. “Para a execução desta agenda, que passa por diversas pastas, além do esporte, é necessário conhecer as realidades dos municípios. Para isto foi criada a Rede, para ser um canal de interlocução e de troca de experiências”.
A Rede Estadual de Gestores de Juventude foi criada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e pela Coordenadoria da Juventude do Estado de São Paulo. Segundo a coordenadora de Programas para Juventude, Adriana Sampaio de Souza Cordeiro, a rede é um grande grupo de trabalho que envolve secretários, coordenadores, diretores ou gestores municipais que tratem de assuntos e projetos de juventude nos seus municípios. “Com a rede, a idéia é sistematizar as Políticas de Juventude no Estado, trocar experiências de Governo e Gestão, criar os Conselhos Municipais de Juventude (COJUV/M) e articular ações de juventude e campanhas de interesse nas regiões do Estado.”
Conforme Adriana, com a efetivação da rede, a mesma será um grande instrumento para ampliar os diagnósticos de juventude no Estado e potencializar os projetos existentes na área de Juventude já criados e mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo.
No decreto de criação da Rede, são colocadas como atividades a serem desenvolvidas por seus membros: criação de Conselhos Municipais de Juventude (COJUV/M) nos municípios com o suporte técnico da Coordenadoria da Juventude; propor ao Executivo Municipal a criação de organismos públicos voltados para o desenvolvimento de Políticas Públicas de Juventude; desenvolver atividades e campanhas voltadas para o público jovem nas regiões e municípios do Estado; propor ações e projetos de interesse municipal ou de interesse do Estado voltados para o público jovem.