54 cidades participam da reunião da Rede Estadual de Gestores de Juventude
54 municípios participaram na manhã de hoje da 4ª reunião da Rede Estadual de Gestores de Juventude, que aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico. A reunião foi aberta pelo Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lars Grael.
Na oportunidade, Grael salientou que o momento da realização daquela reunião era muito importante porque atualmente se percebeu a importância de execução de uma agenda ampla para a juventude. “Para a execução desta agenda, que passa por diversas pastas, além do esporte, é necessário conhecer as realidades dos municípios. Para isto foi criada a Rede, para ser um canal de interlocução e de troca de experiências”.
A Rede Estadual de Gestores de Juventude foi criada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e pela Coordenadoria da Juventude do Estado de São Paulo. Segundo a coordenadora de Programas para Juventude, Adriana Sampaio de Souza Cordeiro, a rede é um grande grupo de trabalho que envolve secretários, coordenadores, diretores ou gestores municipais que tratem de assuntos e projetos de juventude nos seus municípios. “Com a rede, a idéia é sistematizar as Políticas de Juventude no Estado, trocar experiências de Governo e Gestão, criar os Conselhos Municipais de Juventude (COJUV/M) e articular ações de juventude e campanhas de interesse nas regiões do Estado.”
Conforme Adriana, com a efetivação da rede, a mesma será um grande instrumento para ampliar os diagnósticos de juventude no Estado e potencializar os projetos existentes na área de Juventude já criados e mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo.
No decreto de criação da Rede, são colocadas como atividades a serem desenvolvidas por seus membros: criação de Conselhos Municipais de Juventude (COJUV/M) nos municípios com o suporte técnico da Coordenadoria da Juventude; propor ao Executivo Municipal a criação de organismos públicos voltados para o desenvolvimento de Políticas Públicas de Juventude; desenvolver atividades e campanhas voltadas para o público jovem nas regiões e municípios do Estado; propor ações e projetos de interesse municipal ou de interesse do Estado voltados para o público jovem.
