Portal do Município de Piracicaba

52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá 384 obras de 202 artistas de 22 países na mostra principal

Júri de seleção se reuniu no fim de semana; abertura será no sábado, 30/08, às 19h, no Teatro Erotides de Campos

Por CCS / Publicado em 24/07/2025
Tempo de leitura: 7 minutos.
A imagem retrata um cenário surreal e impactante, onde um palco de teatro tradicional, com suas cortinas de veludo e assentos lotados, serve como moldura para uma paisagem desoladora de destruição. No fundo do palco, em vez de um cenário pintado, erguem-se as ruínas de edifícios bombardeados, com estruturas de concreto desmoronadas e escombros espalhados. O céu azul com nuvens claras contrasta com a devastação, criando uma dissonância visual. No centro do palco, um homem vestido com uniforme militar, possivelmente um general, faz uma reverência para a plateia, segurando seu chapéu. A plateia, por sua vez, aplaude entusiasticamente, como se estivesse assistindo a uma performance teatral. Essa justaposição de um evento militar com a atmosfera de um teatro levanta questões sobre a natureza da guerra, a percepção pública, e a possível glorificação ou banalização da violência.
Obra de Sajad Rafeei, Irã
A imagem mostra um grupo de pessoas observando uma coleção de bonecos e esculturas em uma feira ou exposição. Os bonecos são diversos, com alguns apresentando características exageradas e cômicas, como cabeças grandes e expressões faciais marcantes. Há também objetos que parecem ser chapéus decorados com penas e outros enfeites. As pessoas na imagem parecem estar engajadas na observação, com alguns apontando e conversando sobre as peças expostas. O ambiente parece ser um espaço interno, possivelmente uma galeria ou um salão de eventos, com mesas brancas exibindo os trabalhos e caixas e extintores de incêndio ao fundo.
Jurados estiveram na sede do Cedhu localizada no Engenho Central para analisar as esculturas da 52 edição.

O 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será composto por 384 obras de 202 artistas de 22 países na sua mostra principal, que será aberta ao público no sábado, 30/08, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. Os trabalhos foram escolhidos pelo júri de seleção entre 2.595 inscrições enviadas por 433 artistas de 47 países. Júri se reuniu no fim de semana – dias 19 e 20/07 -, no Hotel Nacional Inn. O Salão é uma iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico). O júri de premiação desta edição se reunirá no dia 23/08.

A imagem mostra um grupo de quatro pessoas, três homens e uma mulher, reunidos em torno de uma mesa branca. Eles parecem estar examinando com interesse alguns bonecos ou figuras em miniatura que estão sobre a mesa. O homem à esquerda, vestindo uma camiseta preta, está inclinado sobre a mesa, olhando para as figuras. Ele tem barba e cabelo escuro e encaracolado. Ao seu lado, um homem com óculos e barba, vestindo uma camiseta cinza, também observa as figuras. No centro, uma mulher com cabelo ruivo e encaracolado, vestindo uma blusa branca e cinza, está agachada, olhando atentamente para uma das figuras. Atrás dela, uma mulher com cabelo escuro e liso, vestindo uma blusa preta, também se inclina para ver as figuras. As figuras na mesa parecem ser caricaturas de pessoas famosas, com cabeças grandes e traços exagerados. Uma delas, com cabelo grisalho e vestida de terno, está em pé sobre uma base azul. Outra figura, que parece ser uma freira, está mais ao fundo. Há também uma figura em uma caixa de acrílico com uma base vermelha. O ambiente parece ser um escritório ou um espaço de exposição.
As obras foram avaliadas por um júri formado por sete profissionais com reconhecida atuação nas artes visuais, comunicação e cultura

As obras foram avaliadas por júri formado por sete profissionais com reconhecida atuação nas artes visuais, comunicação e cultura: o artista piracicabano Diógenes Moura, a curadora e idealizadora da PerifaCon Andreza Delgado, a jornalista e radialista Adriana Passari, o cartunista e roteirista Caco Galhardo, a jornalista ambiental da TV Cultura Laís Duarte, o roteirista e editor Raphael Fernandes e o caricaturista Dodô Vieira.

A imagem mostra quatro pessoas sentadas em frente a mesas cobertas com toalhas brancas, em uma sala com cortinas amarelas ao fundo. As quatro pessoas estão com as mãos levantadas, como se estivessem votando ou participando de uma discussão. A pessoa mais à esquerda é uma mulher com óculos e cabelos escuros, vestindo uma jaqueta verde e vermelha sobre uma camisa. A segunda pessoa, um homem mais velho com óculos e barba grisalha, veste uma camisa xadrez azul. A terceira pessoa é uma mulher com cabelos escuros, usando uma blusa preta. A pessoa mais à direita é um homem com cabelo escuro e costeletas proeminentes, vestindo uma camiseta preta com uma estampa. Na mesa à frente da primeira pessoa, há um projetor. Nas mesas, também há papéis, canetas e copos. O piso é de ladrilhos com um padrão irregular. Ao fundo, há uma caixa elétrica com um símbolo de aviso de perigo.
O júri apurou trabalhos de forma digital e física, além das esculturas

A edição traz sete categorias: Caricatura, Tiras/HQs, Cartum, Charge, Justiça Climática (tema especial deste ano), Saúde e Escultura. A Caricatura lidera em número de obras selecionadas (117), seguida por Tiras/HQs (65), Cartum (56), Charge (54), Justiça Climática (48), Saúde (26) e Escultura (18). Os temas mais recorrentes incluem desigualdade social, mudanças climáticas, política internacional, cotidiano, tecnologia e crises ambientais, abordados com humor ácido e traços inovadores.

O desenho em aquarela retrata um relógio cuco estilizado, com um toque moderno e humorístico. No topo do relógio, em vez do tradicional pássaro cuco, está o icônico pássaro azul do Twitter, posicionado para sair da janela do relógio. De sua boca, emana uma longa e vibrante crina amarela, que parece ser uma representação visual do fluxo constante e rápido de informações e tweets que caracterizam a plataforma. O relógio em si é um design clássico de cuco, com um mostrador redondo exibindo números romanos e ponteiros que indicam um horário específico. Abaixo do relógio, um lenço vermelho vibrante e esvoaçante substitui o pêndulo ou a corrente usual. Ele cai em cascata, dando a impressão de movimento e adicionando um elemento de surpresa e irreverência à imagem. O fundo é um tom neutro e texturizado, que permite que os elementos coloridos do relógio e do pássaro do Twitter se destaquem. A obra é assinada no canto inferior direito.
Obra de Liviu Stanila da Romênia
A imagem mostra diversos personagens um em cima do outro, sendo os que estão no topo aparece um senhor de camiseta branca e paletó preto segurando um lustre.
Marcos de Souza (Quinho) do Brasil

A jornalista Laís Duarte, estreante no júri e com trajetória voltada ao jornalismo ambiental, se emocionou com o que viu. “Analisar as obras foi perceber como os cenários de emergência climática estão presentes no cotidiano de pessoas em todo Brasil e no mundo. Sempre quem mais perde é quem menos tem, e esse abismo de desigualdade está refletido em muitas das obras. Acredito que o papel da arte é despertar conhecimento e indignação, semear empatia e desejo de mudança, e as obras inscritas no Salão promovem exatamente isso.”

Para a piracicabana Adriana Passari, também jurada, o momento foi de realização. “Foi muito enriquecedor participar da escolha das obras ao lado de pessoas com visões tão diferentes. Isso contribuiu diretamente para a diversidade das expressões artísticas que veremos no Salão. Discutimos os temas das obras, o reflexo do mundo atual e fizemos tudo isso em um ambiente de muita troca, respeito e, claro, bom humor. Cada jurado contribuiu com seu olhar, ajudando a manter viva a essência do Salão: dar voz a todas as vozes.”

O coordenador do Salão e presidente do júri, Junior Kadeshi, destacou a variedade de abordagens presentes entre os selecionados. “A seleção deste ano revelou um leque de olhares que, com inteligência e ironia, traduzem as questões do nosso tempo. As obras passearam do humor leve ao mais ácido, com críticas profundas sobre guerra, repressão, desigualdade e meio ambiente. Donald Trump apareceu em diversas sátiras, e Ney Matogrosso foi um dos personagens mais retratados. São obras que nos fazem rir, mas também nos levam a refletir sobre os desafios que continuam marcando o mundo.”

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala, possivelmente para uma aula ou apresentação. No lado esquerdo, um homem de camiseta preta está em pé, segurando um desenho de um rosto envelhecido, feito a lápis. Ele parece estar apresentando o desenho para o grupo. À sua direita, uma mulher de camiseta branca com detalhes coloridos está em pé, olhando para o desenho. Atrás dela, há um tripé com uma câmera ou projetor. Ao fundo, há mesas cobertas com toalhas brancas, e algumas pessoas estão sentadas a elas, participando do evento. Uma mesa ao fundo está coberta com uma toalha vermelha e tem uma garrafa de água e outros itens. A sala tem paredes brancas e um piso com um padrão de ladrilhos coloridos. Há também extintores de incêndio nas paredes e luminárias no teto. A iluminação é clara, sugerindo que o evento está acontecendo durante o dia ou em um local bem iluminado.
19/07/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Juri de Seleção – Hotel Nacional Inn – Piracicaba

Para o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, o Salão reafirma o compromisso de Piracicaba com a liberdade de expressão. “O humor gráfico tem a capacidade única de provocar, emocionar e fazer pensar. Nesta edição, o Salão mostra mais uma vez sua relevância ao reunir artistas do mundo todo em torno de temas urgentes, e transformar a reflexão em imagem, crítica em arte.”

No primeiro plano, há três pessoas sentadas em uma mesa coberta com toalhas brancas. À esquerda, uma mulher com cabelos escuros e óculos está com as mãos apoiadas no queixo, sorrindo. Ao lado dela, uma mulher com cabelos longos e escuros está olhando para a frente, com as mãos sobre alguns papéis. Na frente dela, há um copo rosa com um canudo. À direita, um homem com barba está sentado em frente a um computador, olhando para cima. Ele usa uma camiseta branca com uma estampa. Ao fundo, em pé, há um homem e uma mulher. A mulher, vestindo uma blusa vermelha e calça azul, está de braços cruzados e conversando com o homem, que veste uma jaqueta preta com listras brancas e uma blusa branca por baixo. Atrás deles, há cadeiras vermelhas empilhadas e uma cortina amarela ao fundo.
secretario de Cultura, Carlos Beltrame acompanhou os trabalhos do Júri da 52 edição.
A imagem mostra um grupo de 11 pessoas posando para uma foto em frente a um banner que anuncia o "52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2025". As pessoas estão em duas fileiras: seis em pé atrás e cinco sentadas na frente. Na fileira de trás, da esquerda para a direita, estão: um homem com cabelo cacheado e espetado, vestindo uma camiseta preta com um logo circular; uma mulher com óculos e cabelo trançado, vestindo uma camisa de botões marrom; uma mulher com cabelo cacheado e escuro, vestindo uma blusa cinza e calça cinza; uma mulher com cabelo escuro e liso, vestindo uma blusa preta e jeans; um homem com cabelo grisalho e curto, vestindo uma camisa social clara e jaqueta azul; e um homem com cabelo curto e escuro, vestindo uma camiseta vermelha e jeans. Na fileira da frente, da esquerda para a direita, estão: um homem com barba e cabelo escuro, vestindo uma camiseta preta rasgada no joelho e tênis vermelhos; um homem sorrindo, vestindo uma camiseta branca com estampa gráfica e jeans; um homem com barba e cabelo escuro, vestindo uma camiseta preta e tênis com estampa; e um homem com cabelo grisalho e ondulado, vestindo uma camisa xadrez azul e calça jeans. O banner ao centro exibe uma ilustração de um boneco de neve com cachecol e um pedaço de madeira com uma corrente de motosserra, com o título do evento em destaque. O fundo é composto por cortinas bege e o chão é coberto por um piso xadrez em tons de marrom e bege. Há também um sinal de alerta amarelo visível no canto superior direito.
19/07/2025 – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Juri de Seleção – Hotel Nacional Inn – Piracicaba

O presidente da edição 2025, Luccas Longo, acrescenta que o Salão é um organismo vivo. “O Salão continua sendo um espaço vivo, em constante transformação. É um organismo que se adapta às mudanças do mundo e segue ocupando um lugar essencial. Recebemos obras de quase 50 países, com contextos políticos, sociais e culturais completamente distintos, o que só reforça sua relevância como espaço de pensamento, arte e resistência.”

A abertura oficial da exposição acontece no sábado, 30/08, às 19h, no palco do Teatro Erotides de Campos. A exposição acontece no Armazém 14 do Engenho Central, com visitação gratuita até 02/11, sempre de quarta a domingo, das 9h às 17h.

A cena se passa em uma sala de eventos com um piso de ladrilhos quadriculados em tons de bege e cinza. No centro da sala, um grupo de pessoas está reunido em torno de uma mesa coberta com toalhas brancas, participando de uma apresentação. Algumas pessoas estão sentadas, voltadas para um projetor que exibe uma caricatura no canto superior direito da sala. Há também um computador sobre a mesa, indicando que a apresentação é interativa ou baseada em mídia digital. Em primeiro plano, à direita, um grande cartaz anuncia a "52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2025". O cartaz apresenta uma ilustração vibrante com uma serra elétrica estilizada e um personagem de palhaço sorridente. O texto no cartaz indica que o evento é uma exposição internacional de humor. As cadeiras ao redor da mesa são pretas com assentos e encostos acolchoados em vermelho, e algumas delas estão cobertas com casacos. O ambiente parece formal, mas com um toque de informalidade devido à natureza do evento e à disposição das pessoas
A abertura da 52 edição do Salão de Humor acontece no dia 30 de agosto

A lista completa de artistas selecionados está no site do Salão de Humor: https://salaointernacionaldehumor.com.br/confira-os-selecionados-do-52osihp/

SERVIÇO – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura no sábado, 30/08, às 19h, no Teatro Erotídes de Campos. A exposição acontece no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende), com visitação gratuita até 02/11, de quarta a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.