Portal do Município de Piracicaba

52º Salão de Humor: escultura da atriz Whoopi Goldberg vence o Prêmio Júri Popular

Cartunista de Campinas Arlete Nunes é a autora do trabalho que recebeu 956 votos do público

Por CCS / Publicado em 24/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A mulher na foto parece estar feliz e orgulhosa, segurando um troféu e uma caricatura. A caricatura é de uma freira, com um sorriso largo e óculos escuros. Ela está vestida com um hábito de freira preto e branco, e usa sapatos vermelhos. O troféu é feito de metal prateado e tem um design abstrato, com um rosto sorridente no topo. Ao fundo, há um painel com várias tiras de quadrinhos. Uma delas é intitulada "MANSPLAINING", e outra parece ser sobre tiras de jornal. Há também uma placa azul na frente da mesa que diz "Menção Honrosa". A mulher tem cabelo cacheado escuro e usa um colar com um pingente dourado. Suas unhas estão pintadas de vermelho. A iluminação na foto é suave, e o fundo é um pouco desfocado, o que ajuda a destacar a mulher e os objetos que ela está segurando.
Arlete Nunes e sua escultura que ganhou menção honrosa e o Prêmio Alceu Marozzi Righeto no Salão de Humor

A cartunista de Campinas Arlete Nunes, com escultura da atriz Whoopi Goldberg em seu personagem no filme Mudança de Hábito (1992), foi a vencedora do Prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righeto, do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Concorreram ao prêmio os vencedores das menções honrosas: Arlete recebeu 956 de um total de 1.963 dados pelo público.

“Quando recebi a notícia de que ganhei menção honrosa no Salão, que é um dos principais do mundo, foi uma felicidade que não consigo descrever. E depois veio a notícia de que venci o Prêmio Júri Popular… ainda estou processando”, diverte-se Arlete. A artista também destacou o fato de vencer com a escultura de Whoopi Goldberg, atriz e ativista das causas dos afrodescendentes. “Confesso que comemorei muito o fato de ser selecionada para o Salão, porque é muito concorrido. Essa premiação me dará visibilidade como artista e educadora social e sei que posso inspirar crianças e adolescentes com quem trabalho”, completou ela, que utiliza em seus trabalhos.

O Prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righeto foi instituído como parte do Salão Internacional de Humor de Piracicaba no ano de 2013, quando ocorreu o 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A votação é aberta e realizada de forma eletrônica, permitindo que o público geral escolha o vencedor entre os trabalhos selecionados.

Segundo o coordenador do Salão, Júnior Kadeshi, o prêmio serve a dois propósitos principais: homenagear Alceu Marozzi Righeto, um dos fundadores do Salão de Humor de Piracicaba, como forma de reconhecimento por sua contribuição fundamental ao evento, e engajar o público, já que a premiação dá aos visitantes do Salão a oportunidade de participar ativamente, votando e escolhendo suas obras preferidas.

A figura retrata uma caricatura de uma freira em movimento. A personagem está vestida com um hábito preto e branco, característico das freiras, mas com um toque moderno e ousado. O hábito é feito de um tecido preto brilhante, que sugere seda ou cetim, conferindo um ar luxuoso à peça. O capuz e o véu são pretos e cobrem a cabeça e parte do rosto, como é tradicional. Um colarín branco, também conhecido como "corpo" ou "jabot", destaca-se no pescoço, em contraste com o preto do hábito. O que mais chama a atenção na figura são os detalhes que fogem do tradicional. A freira usa óculos de sol com lentes arredondadas e armação fina, que lhe dão um ar descontraído e jovial. Seu rosto é caricaturado, com um sorriso largo e dentes aparentes, transmitindo alegria e vivacidade. A pele da figura tem um tom escuro, característica da atriz Whoopi Goldberg, que interpretou uma freira no filme "Mudança de Hábito". A figura está em movimento, com uma perna levantada e a outra apoiada em um pedestal preto. Ela usa sapatos de salto alto vermelhos, um elemento completamente inesperado e ousado para uma freira, que adiciona um toque de glamour e irreverência à imagem. O vestido preto é ajustado na cintura por um cordão branco trançado, que também foge do visual mais austero das vestimentas religiosas convencionais. A base onde a figura está apoiada é um bloco retangular de cor preta, simples e discreto, que serve para destacar a personagem em si. O fundo da imagem é branco, o que realça ainda mais as cores e os detalhes da figura. A iluminação é frontal e uniforme, permitindo a visualização clara de todos os elementos.
Menção Honrosa Caricatura – Arlete Nunes – Brasil

VISITAÇÃO – A mostra principal do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reúne 384 obras de 202 artistas de 22 países e pode ser vista no Armazém 14 do Engenho Central.

Os vencedores deste ano são: Caricatura, Emerson Boca (Estados Unidos); Cartum, Rafael Corrêa (Brasil); Charge, Alisson Affonso (Brasil); Tira, Rodrigo da Silveira (Brasil); Temática Justiça Climática, Carol Ito (Brasil); Escultura, Rui Miranda (Brasil); O Grande Prêmio foi concedido a Rui Miranda.

Entre os prêmios especiais, o Prêmio Câmara Municipal foi para Asier Sanz (Espanha), e o Prêmio Saúde Unimed para Rafael Correia (Brasil).

O Salão concedeu ainda menções honrosas a Ulisses Araújo (Brasil), na categoria Caricatura; Danilo Yasigui (Brasil), em Tira; Cival Einstein (Brasil), em Cartum; Liuqiang (China), em Charge; Anne Derenne, em Temática; Marcos de Souza (Quinho) – Brasil, também em Temática; além de Arlete Nunes (Brasil) e Luiz Fernando Bertin (Brasil), ambos na categoria Escultura.

“O Salão é mais do que uma exposição de obras, é um espaço de diálogo. Nesta edição, os trabalhos mostram como o humor gráfico pode refletir sobre os grandes temas do nosso tempo. Ele diverte, mas também denuncia, emociona e inspira. Piracicaba reafirma seu compromisso em manter vivo esse patrimônio cultural e em abrir suas portas ao mundo por meio da arte”, afirma o secretário de Cultura, Carlos Beltrame

SERVIÇO – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Exposição no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Até 02/11, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou no site.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.