Juri analisou imagens dos trabalham que buscam espaço na 52 edicão do SAC

O 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba), que será inaugurado no dia 15/12, começa a tomar forma. No último sábado, 28/10, na primeira fase de seleção, a comissão de Seleção e Premiação da edição deste ano se reuniu na sede da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), no Engenho Central, para escolher os trabalhos que seguem em busca de um espaço neste que é um dos mais concorridos e prestigiados salões do gênero.

São 86 obras, de 30 artistas, que passaram para a segunda fase, dentro um universo de 428 trabalhos recebidos, oriundos de 47 cidades, de 11 estados nacionais. A comissão responsável pela seleção, nas duas fases, é formada pelos artistas Sylvia Helena Furegatti, Luciara dos Santos Ribeiro e Claudinei Roberto da Silva.

A segunda fase da seleção do 52º SAC acontece no dia 27/11, também na sede da Semac. A lista dos selecionados à segunda fase do 52º SAC foi publicada na edição de ontem, terça-feira, 31/10, do Diário Oficial do Município.

Como explica Renata Gava, diretora da Pinacoteca Municipal e integrante da comissão organizadora do 52º SAC, os artistas que tiveram obras selecionadas agora devem enviar o trabalho físico à Semac (conforme instruções do edital, disponível no site da Semac, semac.piracicaba.sp.gov.br.), que será examinado presencialmente pela comissão de seleção.

Além de Renata, Antonio Natal Gonçalves (presidente) e Juliana Mazzero também compõem a organização da mostra deste ano.

“O júri apresentou uma sintonia muito grande entre os membros e o regulamento do SAC. Como é o retorno SAC pós-pandemia, tivemos um número adequado de artistas inscritos”, destaca Gonçalves.

O 52º SAC, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac, acontecerá no Engenho Central, no período de 16 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024.

O 52° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba e o Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba, ambos no valor de R$ 17 mil (haverá a incidência de impostos neste montante).

O salão poderá, ainda, conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios. O prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.