A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba realizou na noite de ontem, 21/11, a formatura do programa Aluno Tutor em Tecnologia Google. O evento, realizado em parceria com a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education, marcou a conclusão do programa para os 52 alunos da Rede Municipal de Educação.
O prefeito Luciano Almeida representou o secretário de Educação, Bruno Roza, no evento e parabenizou os alunos e equipes das escolas. “Parabenizo a todos os envolvidos por essa iniciativa que não apenas capacita nossos alunos, mas também os prepara para o futuro, incentivando o uso consciente e transformador da tecnologia”, destacou o prefeito.
Durante a cerimônia, foi realizada a entrega dos certificados aos estudantes contemplados pelo projeto. Todos os alunos que receberam os certificados cumpriram os requisitos necessários para serem reconhecidos como “alunos tutores em tecnologia Google”, com base na entrega de atividades e no aproveitamento obtido no curso, demonstrando estarem aptos para atuar como agentes incentivadores da cultura de inovação.
Carlos Eduardo Souza Santana, aluno do 4° ano da EM Ida Francez Lombardi, compartilhou como foi a experiência. “Foi uma grande aventura. Aprendi que o Google não é só para fazer pesquisas divertidas, mas também tem ferramentas muito úteis. Estar com os amigos também foi muito legal”, contou o estudante.
A iniciativa preparou os estudantes para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google, incentivando o olhar crítico, a adoção de boas práticas em relação à tecnologia e o exercício da cidadania digital.
A lista de formandos foi composta por alunos do 4º ano de 12 escolas da rede municipal: Adolfo Basile, Alberto Thomazzi, André Franco Montoro, Benedito de Andrade, Carlos Sodero, Francisco Libardi, Ida Francez Lombardi, Judith Moretti Accorsi, Mario Boscolo, Rachel de Queiroz, Santo Granuzzio e Wilson Guidotti.
Em sua 2ª edição no município, o programa Aluno Tutor é parte do projeto de Transformação Digital, lançado em 2023 pela Prefeitura de Piracicaba, com o objetivo de promover a inclusão tecnológica e estimular o uso pedagógico das tecnologias digitais na Rede Municipal de Educação.