Com a presença de Ciça e Zélio Pinto, artistas que ajudaram a fundar o Salão Internacional de Humor em Piracicaba na primeira metade da década de 1970, além de outros artistas de diversas partes do Brasil, o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi oficialmente inaugurado no sábado, 31/08, em cerimônia no Engenho Central, no palco externo do Teatro do Engenho, seguida da abertura da mostra, no Armazém 14, com 453 obras. O 22º Salãozinho de Humor e diversas paralelas que podem ser visitadas até 3/11 também foram abertos. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento.
Na cerimônia, o diretor do Cedhu (Centro de Humor Gráfico de Piracicaba), Junior Kadeshi, ressaltou a participação das mulheres no 51º Salão. “Há mais de 10 anos no Salão de Humor, fiz diversas amigas artistas no Brasil e no mundo, que tenho orgulho de ver, por muitas vezes, nas edições do evento. Este é um salão que amplia o diálogo das artes feitas pelas mulheres. Vejo um futuro muito promissor do Salão de Humor”, disse Kadeshi, que apresentou ao público o catálogo da edição de número 50 do evento.
Além de falas de autoridades e outras pessoas ligadas ao Salão de Humor, foi na cerimônia de abertura no último sábado que finalmente os vencedores da 51ª edição foram revelados ao público. Este ano, o almejado Troféu Zélio de Ouro, o Grande Prêmio, foi entregue ao baiano radicado em São Paulo, Gilmar Machado.
Gilmar recebeu prêmio de melhor Cartum, que foi escolhido também como Grande Prêmio. “É uma emoção muito grande. Sabemos da importância do Salão de Humor, é uma entidade cultural, e tem que levar em conta a dificuldade para já ser selecionado. O fato de ser o premiado é algo especial. Este trabalho faz parte de uma série sobre a questão indígena, que comecei em 2019”.
Os outros premiados foram, na categoria Caricatura, Cláudia Kfouri, de Ribeirão Preto (SP); na categoria Charge, Hector Salas, da Bahia; na categoria Tiras, Luciano Irrthum, de Minas Gerais; na categoria Escultura a vencedora foi Synnove Hilkner, de Campinas, na categoria Temático – Mulher, o prêmio foi para Luma Rodrigues, do Rio de Janeiro; aa categoria Saúde – Unimed, venceu Izabela Kowalska, da Polônia. O Prêmio Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba foi entregue para Maria Helena Bastos, do Rio de Janeiro, enquanto Rodrigo da Silveira levou o Prêmio Arcor – Direito Das Crianças.
Receberam menção honrosa: Rui Miranda (Brasil) para Escultura; Evandro Alves (Brasil) na categoria Charge; Eder Santos (Brasil) para Cartum; Jarbas Domingos de Lira (Brasil) na categoria Tira; Fernando L. da Silva dos Santos, o Dizing (Brasil) foi Menção Honrosa em Caricatura e, na categoria Temático – Mulher, a menção foi para Salar Eshratkhah (Irã).
Também foram revelados os vencedores do 14º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba, uma parceria entre Cedhu e Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Em primeiro lugar ficou Carlos Carvalho Cavalheiro, de Sorocaba (SP); o segundo lugar foi para Luiz Eduardo de Carvalho, de São Paulo (SP), e o terceiro lugar de Marcelo da Silva Rocha, de São Borja (RS).
MAIS – A noite de abertura foi marcada ainda pelo show de stand up comedy de Criss Paiva, pela inauguração de um painel de arte coletiva em homenagem a Piracicaba, idealizado pelo artista e pesquisador Camilo Riani e outros integrantes do coletivo MuroArte, que conta com a impressão em tinta de mais de 200 palmas de mãos, tanto de artistas, autoridades e funcionários da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A obra se chama O Salão e o Rio de Piracicaba Resistem. Ela está exposta até o dia 3/11 no Armazém 14.
Já no Armazém 9 está o mural Canecão do Ziraldo, um novo painel de lona de 28 metros de largura por 4 metros de altura. Passados alguns anos, o painel sofreu ação do tempo, sendo novamente reproduzido em 2024, em homenagem ao grande artista, que morreu este ano.
CIÇA, A HOMENAGEADA – Integrante do júri de premiação da 51ª edição e considerada uma das mentoras do Salão de Humor, Ciça Pinto foi a grande homenageada da noite. Ela veio de São Paulo a Piracicaba acompanhada do marido, o também fundador do Salão, Zélio Pinto, do filho, o músico e ator Fernando Alves Pinto, e da sobrinha Lorena Kaz, que é escritora, ilustradora e quadrinista e fez parte do júri de seleção da 51ª edição.
No palco do Teatro do Engenho, Ciça foi aplaudida de pé por todos os presentes e se emocionou. “Vou chorar aqui, estou muito comovida com tudo, principalmente com a gentileza do Salão de Humor, que era um sonho que eu acreditei e acreditei certo. Piracicaba é o que esperamos de uma cidade, que faça a diferença, como o Salão faz a diferença”, disse.
IMPRESSÕES – Afonso Aparecido Porto, de 62 anos, veio de Monte Mor com a família para curtir a inauguração do 51º Salão de Humor. “Adoro os cartuns e os desta edição estão excelentes, com mensagens impactantes e importantes, como a da artista Luma sobre respeito à mulher”.
Beatriz Soares Bortoletto, 23 anos, que é de Campinas e atualmente mora em Piracicaba, visitou pela primeira vez o Salão de Humor em busca – principalmente – das tiras. “Estou impressionada com o teor político de muitas delas, além de muitas obras que abordam o feminismo”.
PECEGE – Além de apresentar um teaser do recém-lançado documentário produzido pelo Instituto Pecege e que aborda a história e o legado do Salão de Humor, chamado Traços do Amanhã, outra ação da entidade revelada na noite de sábado foi o anúncio dos vencedores do Concurso Amador de Desenho Humorístico, ação inédita. Maitê Barros Lopes, de Jupi (Pernambuco), venceu a categoria Charge, Luana Rodriguez, de Curitiba (Paraná), foi a vencedora na categoria Cartum; e Pedro Franco do Nascimento Camilo, de Piracicaba, venceu a categoria Tiras.
PRÊMIO JÚRI POPULAR – O prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto foi aberto ao término da cerimônia de abertura do 51º Salão de Humor e acontece pelo site da AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba): https://aha.ong.br/blog/juri-popular-2024. Esse prêmio será escolhido entre as obras que receberam o Prêmio Menção Honrosa. A votação será até o dia 22 de setembro e o resultado será divulgado em 24/09.
SERVIÇO – 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 3/11, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454, em Piracicaba (SP). Entrada gratuita. As visitas podem ser feitas às quartas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações: (19) 3412-3773 e 3412-3771.