Caricatura de Fernando Dizing, premiado do Júri Popular
Caricatura de Fernando Dizing, premiado do Júri Popular

O artista gráfico Fernando L. dos Santos, conhecido como Fernando Dizing, foi premiado com o primeiro lugar no Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O trabalho, uma caricatura de Kafka, como uma barata de terno e gravata e rosto de homem, recebeu 2.366 votos pelo site da AHA – Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba. O resultado foi divulgado hoje, 24/09, pelo Cedhu – Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba. Concorreram ao prêmio todas as obras que receberam Menção Honrosa na edição do Salão.

“Ainda estou absorvendo o resultado da premiação. Participo do Salão desde o ano 2000, mas, até então, só havia sido selecionado para a mostra principal. Quando soube da menção honrosa, já foi uma grande satisfação e agora, conquistar o prêmio me deixou sem palavras, porque o Salão sempre foi um paralelo na minha vida profissional”, conta Fernando Dizing.

Dizing explica que a caricatura foi uma homenagem ao centenário de morte do escritor alemão. “A ideia surgiu como uma faísca quando li, pela segunda vez, o livro Metamorfose, de um autor que fala abertamente sobre o absurdo que foi o século XX e continua sendo o século XXI”, explica.

A votação para o Prêmio Júri Popular começou no dia 31/08, logo que os premiados e as menções honrosas foram revelados. Todos os trabalhos que ganharam menção honrosa foram imediatamente para votação pública no site da

O segundo colocado do Prêmio Júri Popular foi do também brasileiro Eder Santos, com 1.813 votos para o cartum que fala das polêmicas sobre o formato da terra. Em terceiro ficou Evandro Alves, com 1.610 votos para a charge com crítica em relação ao casamento infantil; em quarto, a tira de Jarbas Domingos de Lira, com um sapo de coroa que finge ser príncipe para ganhar um beijo, mas no lago, haviam outros sapos com coroas, ganhou 362 votos. Em quinto, Rui Miranda, conquistou 356 votos com a escultura de uma caixa onde está escrito “Rode a manivela e imagine um lugar que a asa branca carece pousar” e em cima, um asa branca e, em sexto, a iraniana Salar Eshratkhah, conquistou 26 votos na categoria Temático Mulher, com o desenho de uma mãe correndo para salvar sua criança que está se afogando e outros super-heróis com ela.

“O prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righeto não só é uma homenagem a um dos fundadores do SIHP, mas uma chance de deixar que o público escolha o seu preferido para ser premiado, garantido assim, que quem visita o Salão faça uso do seu ‘poder de voto’ de forma democrática”, diz Júnior Kadeshi, diretor do Cedhu.

SERVIÇO – O 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 3/11, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454, em Piracicaba (SP). Entrada gratuita. As visitas podem ser feitas de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações: (19) 3412-3773 e 3412-3771.