Para estimular o pensamento ecossustentável e as discussões acerca de desenvolvimento ambiental, o Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e a Linha da Cultura, programa de arte e cultura que promove as atividades culturais que acontecem nas estações do Metrô, apresentam a exposição Meio Século, Meio Ambiente, a segunda paralela da histórica 50ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba na capital paulista. A mostra, com visitação gratuita, está em um corredor da Estação Santana, na Linha 1-Azul.
Nesta mostra, estão expostos 20 trabalhos premiados durante os 50 anos do evento. São obras que abordam a importância da preservação do meio ambiente por meio do humor.
Segundo o diretor do Salão, Junior Kadeshi, o meio ambiente, ecologia e a proteção à natureza nunca foram assuntos deixados para trás no Salão de Humor de Piracicaba. Ele lembra que já em sua primeira edição, em 1974, entre as críticas à censura e à ditadura, dois trabalhos voltados ao tema foram premiados.
“E assim foi, ano a ano, o tema dos desenhos feitos por artistas do mundo todo, que com seus pincéis, lápis, canetas e tablets, expressaram sua indignação com os rumos que o mundo tomava – e ainda toma – em relação ao meio ambiente e recursos ambientais”.
SERVIÇO – Meio Século, Meio Ambiente, paralela do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba na Estação Santana, na Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. Visitação gratuita. A exposição fica montada até 22 de outubro.