50 vezes Zélio tem curadoria de Edra Amorim

Mais duas exposições paralelas do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba estão montadas em espaços públicos da cidade. No Terminal Rodoviário de Piracicaba, O Salão de Humor é Nosso! traz obras premiadas de diversos anos, enquanto 50 Vezes Zélio, na Casa do Povoador, reúne trabalhos de 50 artistas em homenagem ao criador do símbolo do evento, considerado o pai do Salão de Humor. Ambas as mostras têm entrada gratuita e ficam abertas à visitação até 29/10.

O Salão de Humor é Nosso!, que anteriormente estava exposta no hall de entrada do Centro Cívico, tem cartuns, caricaturas, charges e tiras que ganharam prêmios em edições passadas, além de conter banners com informações sobre os 50 anos do Salão. O Terminal Rodoviário fica aberto 24h na avenida Armando de Salles Oliveira, 2.344, no Centro.

Rodoviária de Piracicaba abriga paralela que exalta história do Salão

“O Salão de Humor é Nosso! é uma retrospectiva desses 50 anos do nosso salão. Sim, o salão é de Piracicaba é nosso: percorre o mundo todo levando riso, reflexão e história nesse meio século de existência. E não tem lugar melhor pra estar do que no Terminal Rodoviário, de onde partem e onde chegam pessoas de todos os lugares, todos os dias”, conta Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Já 50 vezes Zélio, na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, sem número), é uma paralela com curadoria do artista Edra Amorim, diretor do Salão de Humor de Caratinga, no interior de Minas Gerais. Ele reuniu 50 caricaturas de Zélio Alves Pinto, feitas por 50 artistas convidados, entre brasileiros e estrangeiros. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 16h; e sábados, domingos e feriados, das 13 às 17h.

50 vezes Zélio ocupa todas as salas da Casa do Povoador

“Em 2018, quando fiz parte da comissão julgadora de premiação em Piracicaba, foi assinado um convênio de parceria mútua entre os Salões de Humor de Caratinga e o Salão de Humor de Piracicaba. A exemplo da edição do ano passado, quando propus ao Júnior Kadeshi a exposição paralela em homenagem aos 90 anos de Ziraldo, voltei a fazer uma nova proposta uma nova mostra paralela de caricaturas pra este ano, desta vez em homenagem a Zélio Alves Pinto”, revela Edra.

O curador ressalta que é inegável a importância do Zélio na história do Salão de Humor de Piracicaba e a consideração que todos externizam a ele. “Fico imensamente grato a todos os artistas que atenderam ao meu convite e muito feliz em poder prestar esta merecida homenagem ao Zélio, por tudo que ele representa nas artes gráficas e pela sua importância em relação à existência de todos os salões de humor realizados no Brasil”, finaliza.

O 50º SALÃO – O 50º Salão de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial este ano, conta com 318 trabalhos expostos, produzidos por 175 artistas de 30 países. Quem compareceu à noite de abertura pode conferir o inédito layout do evento, com uma montagem em que as obras estão dispostas de forma a tornar a visitação lúdica, agradável e divertida. Do lado de fora do Armazém 14, outra novidade: a escultura em homenagem aos 50 anos do Salão, inspirada no desenho do Zélio, que também dá forma ao troféu recebido pelos premiados.

PRÊMIO JÚRI POPULAR – O prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto foi aberto ao término da cerimônia de abertura do 50º Salão de Humor e acontece pelo site salaointernacionaldehumor.com.br. Esse prêmio será escolhido entre as obras que receberam o Prêmio Menção Honrosa, até o dia 20 de setembro.

SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 29/10, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. As visitas podem ser feitas às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.