A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa ao ar livre, em uma área arborizada. Há árvores e vegetação ao redor, e algumas estruturas, como um quiosque, podem ser vistas ao fundo. O cenário é no Horto de Tupi. As pessoas na mesa parecem estar envolvidas em uma discussão ou atividade, com uma pessoa de pé, possivelmente liderando a conversa. A cena é interessante, pois retrata uma reunião comunitária ao ar livre, que pode ser para fins educativos, recreativos ou sociais.
Evento vai promover uma aventura por meio da construção de personagens, protagonizados pelos participantes

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza no sábado, 07/12, às 14h, a 4ª edição do RPG no Horto, no Horto de Tupi. A participação é livre e gratuita, mas é necessário se inscrever pelo link: https://bit.ly/rpgnohorto. A atividade também tem realização do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fundação Florestal, Fundação Triunfo, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e é em parceria com a Nas Nuvens Ecoturismo.

A proposta do evento é construir uma aventura na qual cada participante será protagonista de um personagem, buscando desvendar a história secreta da nação. Cada bem cultural, patrimônio, ginga ou cantiga poderá conter uma pista para esse grande mistério. A mediação da atividade ficará sob responsabilidade da Fundação Triunfo, que atua por meio do RPG com o desenvolvimento de metodologias participativas e cooperativas.

Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap, reforçou a importância da atividade para a educação ambiental. “As atividades no Horto são sempre muito diversas e trazem a reconexão com a natureza do lugar, por meio das histórias e estórias que serão contadas”, disse.

“O jogo é uma atividade lúdica envolvente e interessante para diferentes idades, que trabalha a empatia e o trabalho em equipe. Trata-se de uma experiência ímpar e marcante, que se torna ainda mais prazerosa em meio à natureza”, acrescentou Maria Luiza Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA.

Tchelo Andrade, que será um dos facilitadores no dia, destacou que o intuito é promover criatividade, educação ambiental, patrimonial, saúde e bem-estar jogando no Horto.

SERVIÇO – 4ª RPG no Horto. Sábado, 7/12, às 14h, no Centro de Visitantes do Horto de Tupi, localizado à rodovia Luiz de Queiroz, km 149. Inscrições: https://bit.ly/rpgnohorto.