Em dois dias, a 4ª edição da Feira da Empregabilidade recebeu 2.231 candidatos no Engenho Central. O evento aconteceu ontem, 26/06, e hoje, 27/06, oferecendo mais de 2.000 vagas, com a participação de 77 empresas e instituições. A feira é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).

Segundo dia da 4ª edição da Feira da Empregabilidade teve mais de mil visitantes

Durante o evento, foi feito o cadastramento dos candidatos e visitantes que passaram pelos galpões 9 e 10 do Engenho Central. Segundo os registros da Semdettur, no primeiro dia foram 900 pessoas e, no segundo, o evento recebeu 1.331 visitantes, somando 2.231 atendimentos.

“O número de visitantes demonstra a necessidade de ações como essa. A realização dessa feira possibilitou a busca de uma contratação digna. Fiquei surpreso com o número de pessoas que participaram, bem como o engajamento das empresas, incluindo aquelas que nos buscaram de última hora. Elogiamos também toda a equipe que realizou a feira e cumprimentamos pelo excelente trabalho em auxiliar na busca da recolocação profissional e ofertando oportunidades de qualificação”, declara o secretário da Semdettur, Euclides Libardi.

4ª Feira da Empregabilidade aconteceu nos dias 26 e 27 de junho

TROCA DE OPORTUNIDADES – Edinéia Gomes Bravatta é gestora de Qualidade e Atendimento na empresa Biocane Química Industrial, que atualmente tem 15 funcionários. Ela conta que a empresa participou de todas as edições da feira, e considera que é o evento oferece uma ótima estrutura para essa troca entre empresas e candidatos, além da oportunidade de conhecer diferentes pessoas que buscam por trabalho.

Feira da Empregabilidade ofereceu vagas de emprego e oportunidades de capacitação

“Um dos nossos principais desafios é encontrar pessoas que tenham um perfil de acordo com a nossa empresa, e a feira ajuda nessa inclusão, tanto das pessoas nos conhecerem, quanto a gente conhecer os candidatos”, comenta.

Pedro Machado, de 20 anos, é estudante de administração e trabalha como consultor comercial de uma empresa de segurança do trabalho e saúde ocupacional. Ele foi até a feira para conhecer oportunidades de trabalho em outras áreas e acredita que o evento é excelente para conhecer as oportunidades e áreas carentes de profissionais na cidade.

Feira é oportunidade para quem busca emprego e para quem busca novas oportunidades, sendo Pedro Machado

“A feira é muito boa, porque abre oportunidades tanto para pessoas que já estão no mercado de trabalho quanto para as que ainda não estão. Ajuda a população e movimenta a economia da cidade, porque muitas vezes as pessoas falam que não tem vagas, mas também não se capacitam ou se especializam, e aqui é um mural muito importante do que a cidade está necessitando.”

APOIO A IMIGRANTES – Com o objetivo de garantir o acesso de imigrantes a vagas de emprego em Piracicaba, o Comitê Municipal de Atenção e Promoção aos Direitos Humanos de Imigrantes, Refugiados e Apátridas (Migra-Pira) marcou presença nesta edição da feira. O espaço ofereceu fez o cadastramento de estrangeiros e ofereceu  orientações sobre regularização migratória com a Polícia Federal, Receita Federal, Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) e Comissão de Direito Internacional da OAB, além de inscrição no Cadastro Único.

Marianne Heredia Ramos, cubana, de 50 anos

O agente da Polícia Federal David Cavalcante participou do evento com orientações e agendamento dos procedimentos de regularização do Registro Nacional Migratório (RNM). “Vejo que a maior importância dessa ação aqui é a informação, pois é a parte mais complexa para os imigrantes, uma vez que a maioria deles tem barreiras linguísticas e não possuem entendimento na área jurídica para compreender o processo de regularização”, conta.

A cubana Marianne Heredia Ramos, de 50 anos, passou pelo evento em busca de trabalho e conta que chegou há cinco meses em Piracicaba. “Vim pra cá com uma amiga, pois a situação em Cuba está muito difícil. Minha esperança é encontrar uma vaga de emprego. Sou licenciada em assistência social, com experiência na área da saúde, mas o que der certo, vou aceitar”, disse.

Fernando Savasta, argentino, de 46 anos

Fernando Savasta, argentino, de 46 anos, está na cidade há cerca de dois meses e também está em busca de uma chance no mercado de trabalho. “Minha esposa já está trabalhando e eu estou à procura de uma recolocação. Já trabalhei com vendas, mas principalmente como chefe de cozinha”, explicou. Além da entrega de currículo, Fernando também passou pelo estande do Cadastro Único, onde conseguiu sua inscrição e vai aguardar a liberação do benefício social.

“Essa foi a primeira vez que um espaço como este foi criado, especificamente, para atender aos imigrantes. Acredito que a iniciativa permitirá a inserção social dessas pessoas, além de um processo migratório digno”, comentou Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pela coordenação do Comitê Migra-Pira.

Ednéia Bravatta (à esq), gestora da Biocane

FEIRA DA EMPREGABILIDADE – A iniciativa da Semdettur tem a missão de conectar, engajar, empregar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, facilitando o acesso às vagas de emprego para todos os trabalhadores, de forma igualitária, além de oportunidades de qualificação.

Ao todo, as quatro edições do evento tiveram a participação de 202 empresas e instituições, oferecendo mais de 7.000 oportunidades de emprego. Mais de 12 mil pessoas participaram dos quatro eventos.