4ª edição do evento Do Mato ao Prato é realizada no Horto de Tupi

A ação teve início com um plantio simbólico de mudas, em comemoração ao Dia da Árvore, que acontece no dia 21/09. As mudas de espécies nativas foram cedidas pelo Viveiro Municipal, sendo exemplares de cereja-do-rio-grande, lixeira, tarumã-do-cerrado, pêssego-do-mato, fruta-de-jacu, pau-leite, jaborandi e flor-de-pérola. O plantio contou ainda com a presença da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
Após o plantio, os participantes se reuniram no Centro de Visitantes para uma roda de conversa, onde compartilharam experiências e saberes e puderam trocar informações sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), trazidas pelos próprios participantes: taioba, ora-pro-nobis, peixinho, feijão-espada, bertalha, urtiga, capuchinha, mentruz, caruru, beldroega, entre outras. Durante a conversa, discutiram sobre as formas de cultivo e também sobre receitas culinárias utilizando essas plantas.

Para enriquecer ainda mais a experiência, os participantes fizeram a Trilha da Biodiversidade, quando puderam observar durante o caminho as Pancs existentes no Horto. As mais comuns encontradas no local são taioba, caruru, dente-de-leão e beldroega.
O evento terminou com o tradicional piquenique comunitário entre os participantes, que saborearam algumas receitas preparadas com as Pancs. Importante ressaltar que para cada Panc existe um modo apropriado de preparo e nem todas podem ser consumidas in natura, sendo que algumas devem obrigatoriamente passar pelo processo de cozimento. Antes de elaborar uma receita utilizando essas plantas, as pessoas devem buscar informações de preparo em literatura específica.
Para Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor do Horto de Tupi, o evento já está consolidado dentro do Programa Vem Pro Horto e a oportunidade dos participantes aprenderem um pouco mais sobre as Pancs e provar receitas em que essas plantas são utilizadas é muito enriquecedora.
“A oficina foi muito boa e proveitosa. Reaprendi coisas da minha infância e foi muito legal poder trocar experiências com todos”, destaca a estagiária Vanessa Priscila Cravo de Lima Berto.

A engenheira florestal Simone Rodrigues Dias ressalta que sempre há alguma novidade para aprender. “O interessante da ação Do Mato ao Prato é que, mesmo estando na quarta edição, as pessoas contribuem trazendo Pancs diferentes em cada edição. Sempre há uma Panc nova e surpreendente. Essa troca de saberes e o resgate da memória alimentar são muito importantes e interessantes”.
O programa Vem pro Horto busca aproximar a comunidade do Horto de Tupi, tornando-o um espaço educador sustentável. Esse programa é realizado de forma conjunta pela Sedema, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e OCA/Esalq/USP, com diversos parceiros, sendo que a sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano e divulgada nas redes sociais (https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupi e https://www.instagram.com/hortodetupi/). No canal Estação Experimental de Tupi no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg) está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.
Os eventos do Vem pro Horto são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade e agora são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Guarda Civil e TUPi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto.