Alunos conferem obras da mostra principal

O 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu na manhã de hoje, sexta-feira, 16/09, a primeira visita escolar da edição. Ao todo, 52 alunos dos cursos de administração e montador de veículos leves do Senai Mário Henrique Simonsen foram conhecer a mostra. Na ocasião, após a recepção feita pelo diretor do Salão, Junior Kadeshi, os discentes, com idades entre 17 e 22 anos, puderam ver todas as obras que integram a exposição principal e, ainda, as mostras paralelas que estão no Armazém 14 do Engenho Central.

Ao todo, 52 alunos dos cursos de administração e montador de veículos leves do Senai Mário Henrique Simonsen visitaram o Salão

Professora de comunicação oral e escrita no Senai, Laís Baptista Marin disse que teve a ideia de visitar o Salão com os alunos para que realizassem uma atividade no contexto da comunicação verbal e não verbal. "Minha orientação foi para que eles escolhessem algum trabalho do Salão e fizessem uma reflexão crítica sobre ele, relacionando com acontecimentos do mundo atual", falou a docente. E acrescentou. "A vivência mais próxima do Salão, essa visitação presencial, é uma grande oportunidade para colaborar com o aprendizado dos estudantes".

Professora de comunicação oral e escrita no Senai, Laís Baptista Marin organizou a visita dos alunos

O aluno Gabriel Vitor da Silva, 19, disse que esta foi a primeira vez dele no Salão e que se surpreendeu positivamente com tudo o que viu. "Estou achando incrível todas as obras e a capacidade dos artistas em manifestar, pela artes gráficas, um pensamento, uma ideia, que provoque uma reflexão em nós. Pretendo voltar para uma visita com a minha família, principalmente para ver mais as esculturas, porque são muito diferentes", comentou.

Aluno Gabriel Vitor da Silva, 19, disse que pretende voltar ao Salão com a família para ver mais as esculturas

Quem também aprovou a aula externa foi a estudante Agnes Pezzan, 20. "Eu já conhecia o Salão e sempre ouvi falar muito dele. É, de fato, uma exposição linda, muito bem organizada e que faz a gente colocar a mão na consciência e pensar muito mais em tudo o que está acontecendo no mundo, com temáticas como meio ambiente, e-commerce, política, guerra", falou.

Estudante Agnes Pezzan, 20, também visitou a mostra

De acordo com o diretor do Salão, Júnior Kadeshi, a visitação à exposição pode constituir-se em uma aula de análise e pensamento crítico. "Temos obras de artistas de todas as partes do mundo e cada um tem uma maneira de expressar suas ideias, então, temos à disposição do público diferentes modos de pensar e isso é muito rico, possibilitando que cada visitante construa seu próprio conhecimento", explicou.

Diretor do Salão de Humor de Piracicaba, Junior Kadeshi

VISITA ESCOLAR – Para grupos escolares, a visitação ao Salão deve ser agendada. No e-mail a ser enviado para adm@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br é necessário informar nome da escola, número de alunos e data e horário pretendido.

TOUR VIRTUAL – Quem desejar pode visitar o Salão sem sair de casa, mas como se estivesse no local da exposição, por meio do Tour 360º, recurso tecnológico disponibilizado gratuitamente no site Salão (salaointernacionaldehumor.com.br). Graças à qualidade das imagens captadas, o "visitante digital" pode ver nitidamente todos os 315 trabalhos, produzidos por 176 artistas de 30 países, selecionadas para mostra.

SALÃOZINHO – O Salãozinho de Humor de Piracicaba está na 20ª edição e teve 1.969 trabalhos inscritos, produzidos por alunos de 7 a 14 anos de idade. Destes, foram selecionadas para a exposição 100 obras de estudantes de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba, Americana, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro. As obras também podem ser vistas até 30 de outubro no armazém 14 do Engenho Central. PARALELAS – Além da mostra oficial e do Salãozinho, a 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba inclui outras dez exposições paralelas. Dentro do Armazém 14, no Engenho Central, estão disponíveis para visitação até 30 de outubro as mostras Humor Além do Risco, de Sÿnnove Hilkner; Paffaro: A Arte como Vida, de Gustavo Paffaro; Lapiceando el Mundo, de Anne Derenne; Escultores em Bloco, de Luiz Carlos Fernandes, e Na Roda com Paulo Caruso, de Paulo Caruso. No mesmo período, a Casa do Povoador abriga a exposição Quarenta e Nove Cartazes para Piracicaba, de diversos artistas. E tem, ainda, A Mostra Grátis, também com diferentes autores, na rodoviária de Piracicaba; PortoCartoon – Línguas e Mundo, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz Arruda Pinto; Marangoni é XV, de Luis Henrique Marangoni, no Casarão do Turismo, e Ziraldo 90, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A exposição física das obras fica disponível para visitação até 30/10, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Escolas que desejarem agendar grupos devem enviar e-mail para adm@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. SERVIÇO – 49ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Visitação presencial: até dia 30/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Av. Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615