Já está disponível o catálogo virtual com as obras selecionadas do 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2021. No ano passado, a edição recebeu 2.075 trabalhos enviados por 349 artistas de 49 países, como Argentina, Brasil, China, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Inglaterra, Itália, México, Peru, Palestina, Romênia, Rússia, Sérvia e Tailândia, participaram do concurso. Foram 533 cartuns, 400 charges, 313 caricaturas, 281 trabalhos com o tema Saúde, 281 trabalhos com o tema Jogos Olímpicos, 260 tiras e 8 esculturas. Destes, 308 foram selecionados para a mostra oficial e estão presentes no catálogo com 143 páginas, além dos premiados no 19º Salãozinho de Humor.

Catálogo virtual com as obras selecionadas do 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2021

As obras que compõem a mostra principal foram analisadas pelos júris de seleção e premiação formados por profissionais da área do humor e artes gráficas e refletem, entre tantos temas, sobre o drama dos refugiados, as autoridades políticas, vacina, pandemia, celebridades, tecnologia, redes sociais e outros.

"2021 foi um outro ano atípico para a história do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como tinha sido o ano anterior, quando a pandemia atacou a maioria dos países do mundo. Mesmo assim, nos socorremos das redes sociais e, através delas, chegamos a todos os países e artistas participantes. Com a diminuição dos casos graves e mortes na cidade de Piracicaba, e com a exposição montada no Barracão 14 do Engenho Central, tomamos a decisão de abrir a mostra presencial", disse o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

Entre os dias 7/9 a 31/10, mais de 6.000 pessoas prestigiaram a exposição presencial instalada no Parque do Engenho Central e cerca de 5.000 fizeram o tour virtual 360° no site do Salão.

O catálogo virtual é uma realização da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba) e pode ser acessado pelo site https://issuu.com/salaodehumor.piracicaba/docs/catalogo_2021_45sihp_issuu_final-compactado

O catálogo em pdf pode ser baixado no site: https://salaointernacionaldehumor.com.br/wp-content/uploads/2022/03/catalogo-2021-45SIHP-ISSUU-final-compactado.pdf

Obra do Cubano Alfredo Lorenzo Martirena Hernandez

HISTÓRIA – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior.

Trata-se de um dos concursos mais antigos do gênero, que se mantém como espaço de reflexão e fruição das artes gráficas por meio da valorização do cartum, da caricatura, da charge e das tiras. As obras premiadas constituem um rico acervo, com trabalhos por meio dos quais é possível acompanhar as transformações sociais, econômicas, além das relações humanas, questões ambientais e outros assuntos.

A Secretaria Municipal da Ação Cultural e o CEDHU Piracicaba ficam no Parque do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Nova Piracicaba, Piracicaba.