Portal do Município de Piracicaba

40ª Festa das Nações segue até domingo com opções de almoço e atrações culturais

Gastronomia de 17 países se concentra nos restaurantes do Engenho Central a partir das 19h nesta sexta, e partir das 11h no sábado e domingo

Por CCS / Publicado em 16/05/2025  / Atualizado em 19/05/2025
Tempo de leitura: 14 minutos.
A imagem captura um evento festivo ao ar livre durante a noite, com uma grande multidão reunida. O espaço está decorado com luzes penduradas, criando um ambiente acolhedor e animado. No fundo, há diversas barracas e estandes, possivelmente oferecendo comidas, bebidas ou outros itens. As pessoas estão socializando, caminhando e aproveitando a atmosfera vibrante do evento.
O segundo dia da 40ª Festa das Nações levou um bom público ao Engenho Central

A 40ª Festa das Nações segue movimentando o Engenho Central. O evento continua. Hoje, 16/05, o público pode curtir mais uma noite de atrações e, no fim de semana, aproveitar também os almoços nos restaurantes servem gastronomia típica de 17 países: África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Congo, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Nações Árabes, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Nesta sexta, a festa começa às 19h e segue até às 2h; no sábado, o público poderá aproveitar das 11h às 2h, e no domingo, das 11h às 18h. O cardápio completo pode ser conferido no site do evento (https://festadasnacoes.org.br/), no botão Nações.

E além da gastronomia, de hoje até domingo, o Palco Principal vai receber diversas atrações culturais para entreter e encantar o público. Hoje, 16/05, os shows ficam por conta das orquestras Sinfônica Jovens do Interior, às 21h, e a de Câmara de Piracicaba, às 22h.

A imagem captura um momento vibrante de uma apresentação ao vivo no palco da Festa das Nações em Piracicaba, SP. O fundo do palco exibe um grande círculo rosa com o nome do evento. No primeiro plano, dois dançarinos em trajes tradicionais estampados com padrões geométricos realizam movimentos expressivos—um vestindo uma camisa laranja com calça preta e outro com uma blusa branca e saia estampada. Ao fundo, músicos tocam instrumentos como saxofone e tambores, complementando a energia festiva da cena. A iluminação e o equipamento de som profissional destacam o espetáculo, criando um ambiente cultural animado. Parece ser um evento repleto de celebração, diversidade e homenagens às tradições de diferentes nações.
Público acompanhou a apresentação do Grupo Kuwala nesta quinta-feira, 14 de maio

Amanhã, 17/05, o Palco Principal abre às 12h, com a apresentação de Dança Espanhola do Centro Dia Crescer, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss, Grupo Samba de Lenço, Grupo Fraternidade Caporales Mi Viejo, seguido da Companhia Sensorium de Dança, Banda Musical Educando pelo Esporte, Cia. Elyana Dahab e Dança Folclórica Coreana. Às 21h, o público poderá acompanhar apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e, às 22h, da Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

Por fim, no domingo, 18/05, o Grupo de Dança Corpoesia inicia a programação de shows, às 11h, seguido da Cia. de Dança Cor & Corpo, Grupo Folclórico Cruz de Malta, Instituto Arte na Lata e Grupo Carimbó Pai D’Égua.

As Rainhas da 40ª Festa das Nações, que representam as 17 nações, se apresentam todos os dias no Palco Principal: às 20h, hoje e amanhã, e às 16h, no domingo, encerrando o evento. As bandas Máfia do Jazz e Mississipi Jazz Band farão apresentações itinerantes.

Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização das secretarias de Cultura e Turismo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela TOOLS Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. Toda a renda da festa será revertida em prol de 23 instituições sociais de Piracicaba.

A imagem exibe uma variedade de pratos dispostos sobre uma toalha xadrez colorida, trazendo uma combinação rica e apetitosa de alimentos. Aqui estão os principais itens que aparecem: Um recipiente de papelão com arroz, carne desfiada, queijo grelhado, banana frita e fatias de abacaxi. Um prato contendo vários croquetes fritos acompanhados de folhas de alface. Outro recipiente com filés de peixe empanados e pedaços de mandioca frita, também acompanhados de alface. Uma tigela com carne desfiada coberta por um molho branco e finalizada com ervas picadas. Além disso, há um copo com um líquido amarelado, possivelmente um molho ou uma sopa, decorado com ervas. A imagem transmite uma sensação de diversidade gastronômica, provavelmente representando um tipo específico de culinária. A apresentação dos pratos destaca os diferentes sabores e texturas, tornando tudo muito convidativo.
Gastronomia de 17 países se concentra nos restaurantes do Engenho Central a partir das 19h nesta sexta, e partir das 11h no sábado e domingo

SEGUNDO DIA – O segundo dia da 40ª Festa das Nações levou um bom público ao Engenho Central, na noite de ontem, 15. Entre sabores e as apresentações culturais do grupo Kuwala e Mazinho Quevedo e Banda, o evento seguiu reunindo famílias, amigos e voluntários em clima de solidariedade e celebração

As amigas Juliana Rasera Piai, 18 anos, Helena Banov, 17, e Juliana Campos, 17, marcaram presença no segundo dia de Festa das Nações. “Gosto de vir com os meus amigos. A gente se diverte, experimenta as comidas que não conhecia de várias barracas e ainda aproveita para ajudar as entidades, que é o principal”, disse Juliana Rasera.

A imagem mostra três pessoas reunidas em um evento ao ar livre, possivelmente um festival. No fundo, há um palco iluminado com uma grande tela exibindo um artista, e a área parece cheia de espectadores. Também há tendas e outras estruturas visíveis. Um dos indivíduos está segurando um prato de comida, o que sugere um ambiente descontraído e social. O clima parece festivo e animado, com muita gente aproveitando o momento.
As amigas Juliana Rasera Piai, Helena Banov e Juliana Campos

Helena acredita que a festa mantém sua tradição há 40 anos devido à sua organização e importância cultural. “A festa se manteve por 40 anos porque tem uma organização sensacional. Atrai todos os tipos de público e os piracicabanos têm muito orgulho dela. Já faz parte da cultura da cidade”, comentou.

Juliana Campos destacou a diversidade cultural como um dos grandes atrativos do evento. “As atrações musicais, a decoração das barracas, a vestimenta das rainhas — que também é uma parte muito importante dessa festa — atraem muito o público. Toda essa diversidade de culturas é o que faz a magia da festa”, completou.

A imagem mostra duas pessoas sentadas em uma mesa de madeira em um ambiente que parece ser um evento ou festival ao ar livre. O fundo está iluminado com luzes suspensas e há vários participantes, alguns também sentados em mesas. Há um celular colocado sobre a mesa à frente das duas pessoas. O ambiente parece animado e social, com muitas pessoas reunidas e conversando.
Dione de Oliveira Campos visitou a Festa das Nações acompanhada do marido, Sílvio José Dias Rafael

Dione de Oliveira Campos, 54 anos, educadora, visitou a Festa das Nações acompanhada do marido, Sílvio José Dias Rafael, 66, corretor de imóveis. “A Festa das Nações é muito atrativa, proporciona o conhecimento de várias culturas e é um privilégio ter um evento desse porte em nossa cidade”, destacou.

MUSEU E SALÃO – O público da 40ª Festa das Nações também pode visitar o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), e a exposição fixa do Salão Internacional de Humor, ambos localizados no Armazém 8A do Engenho Central. Os espaços estarão abertos para visitação gratuita até às 22h, hoje e amanhã, e até o encerramento da festa, às 18h no domingo.

A professora universitária Cláudia da Silva Santana, 62 anos, foi prestigiar a festa e aproveitou para conhecer o museu pela primeira vez. “Piracicaba é uma cidade que se destaca por dar valor à sua história e memória, e que valoriza as danças populares e os costumes. O MISP tem um papel importante na preservação da cultura local. É um espaço importante que guarda muitas narrativas e experiências”, ressaltou.

A imagem mostra uma pessoa no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba, um espaço dedicado à preservação e exposição de elementos visuais e sonoros. Ela está vestindo um suéter azul-acinzentado e um colar com um pingente escuro. À esquerda, há um painel de controle com vários botões e interruptores coloridos—amarelos, vermelhos e azuis—além de deslizadores e botões giratórios. O fundo contém prateleiras ou compartimentos de concreto, alguns dos quais abrigam caixas metálicas ou equipamentos. A iluminação verde dá um toque marcante ao ambiente, contribuindo para a atmosfera imersiva do museu, que parece explorar a tecnologia e a história da imagem e do som.
A professora universitária Cláudia da Silva Santana, foi prestigiar a Festa das Nações e aproveitou para conhecer o MISP

ESPAÇO SAÚDE – O Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) também está presente na 40ª Festa das Nações dentro do Espaço Saúde. A equipe oferece, hoje e amanhã, das 19h às 22h, no Galpão 9, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C. As iniciativas fazem parte de uma campanha de conscientização e cuidado com a saúde pública, facilitando o diagnóstico precoce e o encaminhamento adequado aos serviços de saúde, além de reforçar a importância da prevenção e do acompanhamento contínuo.

A imagem mostra um estande de conscientização sobre saúde, onde quatro pessoas estão presentes—três em pé e uma sentada à mesa. O espaço conta com dois banners grandes com informações sobre sífilis e HIV. O banner da esquerda, intitulado “TESTE PARA SÍFILIS”, destaca medidas de prevenção, como o uso de preservativos e a importância de realizar testes regularmente. Já o banner da direita, “O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O HIV”, aborda formas de proteção, incluindo a testagem frequente e o uso de preservativos. Ambos incentivam as pessoas a realizarem testes rápidos, que são gratuitos, sigilosos e rápidos. As pessoas na imagem estão vestindo camisetas com mensagens relacionadas à saúde, e há documentos e materiais de testagem sobre a mesa. Essa cena reforça iniciativas de conscientização e promoção da saúde pública, encorajando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Equipe de atendimento do Cedic na Festa das Nações

PATROCÍNIO – Os patrocinadores desta edição são: TOOLS Digital Services (Apresenta); Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, ArcelorMittal e Unimed Piracicaba (Prata); e CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Savegnago e Unimil (Bronze). Apoio: Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Seoyon E-hwa, S.H., Oji Papéis e Forte Gás. A legendagem oficial é da Skylar e o apoio visual da Chiaro Filmes. O chope oficial é Germânia.

INGRESSOS E BILHETERIAS – Para adquirir ingresso antecipado e evitar filas, basta entrar no site oficial da festa (festadasnacoes.org.br), clicar no botão Ingresso e escolher os dias. São aceitos pagamentos com cartão de crédito e pix. Os valores são R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada).

Informações sobre gratuidade e meia-entrada, assim como os termos para a entrada de menores de 16 anos estão disponíveis no site, no botão Acesso à Festa.

A Festa das Nações de Piracicaba possui três bilheterias de acesso, todas localizadas dentro do Engenho Central: Passarela Pênsil (avenida Beira Rio), Passarela Estaiada (avenida Beira Rio) e Mirante (avenida Maurice Allain).

A imagem mostra um palco iluminado com luzes vibrantes, onde um grupo de pessoas veste trajes tradicionais e coloridos. No centro, há um grande painel circular com o texto "FESTA DAS NAÇÕES", indicando que o evento é uma celebração cultural com representações de diferentes países. Algumas das pessoas no palco estão usando faixas, sugerindo que podem ser participantes de um concurso ou desfile temático. O ambiente parece festivo e cheio de diversidade cultural.
Rainhas das 17 nações se apresentam todos os dias na Festa das Nações

ACESSO E ESTACIONAMENTO – Os valores do estacionamento são R$ 30 (automóveis e caminhonetes) e R$ 15 para motos. O pagamento do estacionamento deve ser feito no próprio local aos agentes identificados e mediante fornecimento de recibo com a identificação de pago.
As entradas do estacionamento serão na avenida Beira Rio (na rotatória, ao lado do entroncamento com a rua Luiz de Queiroz), avenida Maurice Allain e avenida Dona Lídia (na esquina com rua Dom João). O acesso ao estacionamento de serviço será pela ponte do Morato. Patrocinadores, artistas e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo acessam pela avenida Maurice Allain (ponte do Mirante).

TRANSPORTE PÚBLICO, APP e PCDs – As pessoas que preferirem podem chegar com facilidade até a Festa das Nações de ônibus e também por carro de aplicativo.
No caso dos ônibus, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes disponibilizou a Linha 001, que vai funcionar entre os dias 14 e 18/05, com viagens do Terminal Central de Integração (TCI) até o Engenho Central, a cada 30 minutos. A linha será gratuita.

A linha sai da plataforma B1 do TCI e seguirá até a avenida Beira Rio com desembarque final entre as ruas XV de Novembro e Rangel Pestana. O retorno é sempre a partir da passarela Estaiada, na avenida Beira Rio, também com intervalo de 30 minutos entre as viagens.

A imagem mostra uma apresentação musical ao vivo na Festa das Nações em Piracicaba, SP. No palco, há quatro músicos tocando diferentes instrumentos: dois guitarristas, um baixista e um percussionista. O palco está equipado com luzes e microfones, criando uma atmosfera vibrante. Ao fundo, uma grande tela exibe o nome do evento junto com ilustrações de monumentos famosos.
Mazinho Quevedo se apresentou na noite de ontem, no Palco Principal da Festa

Hoje, 16, os ônibus sairão do TCI a partir das 18h e seguem até às 2h30; o retorno será das 18h15 até às 2h45.

No sábado, 17, as saídas acontecem a partir das 10h até às 2h30, com retorno a partir das  das 10h15 às 2h45. No domingo, saídas do TCI  das 9h até as 18h30. O retorno será das 9h15 até as 18h45. Todas as informações podem ser acessadas no site da Pira Mobilidade (https://piramobilidade.com.br/).

Os veículos por aplicativo, táxis e caronas também terão um local próprio para embarque e desembarque na Passarela Estaiada, localizada na avenida Beira Rio, entre as ruas XV de Novembro e Rangel Pestana. O acesso ao local é exclusivo pela rua XV de Novembro.

As pessoas com deficiência também terão atenção especial para curtir a Festa das Nações. Veículos do Elevar, sistema de transporte adaptado da Prefeitura de Piracicaba, farão embarque gratuito de pessoas com deficiência (PCDs), em área no estacionamento do posto de combustíveis 3S (avenida Presidente Kennedy – próximo à Ponte do Morato). A pessoa com deficiência poderá embarcar com um acompanhante.

Hoje, 16, a linha vai rodar das 18h30 às 02h30; sábado, 17, das 10h30 às 02h20; e domingo, 18, das 10h30 às 18h.

SERVIÇO – 40ª Festa das Nações de Piracicaba, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. De 14 a 18 de maio, no Engenho Central. Site: www.festadasnacoes.org.br. Facebook: festadasnacoesdepiracicaba. Instagram: festadasnacoesdepiracicaba.

A 40ª Festa das Nações também reforça o compromisso com a inclusão. O evento conta com intérprete de Libras e conteúdos audiovisuais, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.