Aconteceu na última sexta-feira, 25, no Engenho Central, a inauguração da 3ª edição do projeto natalino Luz e Arte, que contou com apresentações de balé, teatro e coral, além da noite da seresta itinerante. Participaram do evento os secretários municipais Rosângela Camolese (Ação Cultural) e Omir Lourenço (Turismo), além de representantes da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), capitaneados pelo presidente da entidade Jorge Aversa Jr.
A abertura do evento contou com a apoteótica apresentação da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), que levou ao público, em espetáculo coreografado por Camilla Pupa, o tradicional conto natalino "O Quebra Nozes".
A maestrina Malu Canto foi responsável por reger um imponente coral de 430 vozes, que contou com a participação de pessoas de várias cidades paulistas, além de Piracicaba. No repertório do grande coral, composto por crianças e adultos, estavam clássicos natalinos.
Ao longo de todo o evento, a Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba), sob direção de João Scarpa e Ricardo Araújo, apresentou um presépio vivo, abrilhantando ainda mais o evento.
Outra grande atração foi a Seresta de Natal, que contou com a participação do grupo Cochichando e Cia. Formado em 2001, o Cochichando e Cia é composto por Hermes Petrini (voz e violão), Marcelo Pizaia (cavaquinho), Eduardo Helene (flauta transversal) e China Bortolazzo (percussão) e conta com um repertório calcado na MPB, no samba e no choro. O quarteto se propõe a oferecer um verdadeiro deleite cultural por meio de shows com canções genuinamente brasileiras.
Também foi na noite da última sexta-feira que doze pontos da cidade começaram a receber iluminação e decorações natalinas: rotatória da avenida Alberto Vollet Sachs com avenida Piracicamirim, rotatória da avenida Independência com a avenida Luciano Guidotti, estacionamento da Estação da Paulista, praça Imaculada Conceição, praça de Santa Teresinha, praça do Hotel Beira Rio, praça José Bonifácio e rotatória da Prefeitura, além do complexo do Engenho Central, do qual faz parte a Ponte Pênsil.
A iniciativa significa um marco no Natal piracicabano. “Já é a terceira vez que realizamos o projeto Luz e Arte, apostando que o grande sucesso das duas primeiras edições se repita em 2011. Trata-se de um projeto fundamental para destacar ainda mais a nossa cidade como pólo regional da microrregião em que está inserida. É uma ideia que vai deixar a cidade mais bonita e atrativa para todos e resgatar o valor do Natal”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.
PARCERIA – O projeto Luz & Arte foi idealizado para promover o turismo e o comércio local por meio de apresentações culturais, iluminação de espaços públicos e apresentações da Casa de Noel. Trata-se de uma parceria entre Prefeitura de Piracicaba – por meio das Secretarias de Turismo e da Ação Cultural – e da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).