Com atividades que abrangem diversas propostas, o 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas acontece entre os dias 25 e 29/06. A agenda, que integra a programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira), terá exibição de documentário, cinedebate, oficina, bate-papo e roda de conversa. Todas as ações que integram o 3º Ciclo de Eventos são gratuitas e abertas ao público.
Os principais temas do ciclo estão relacionados à água, áreas verdes e arborização urbana, mobilidade sustentável, alimentação, incidência em políticas públicas e as convergências com a questão das mudanças climáticas. Os diálogos privilegiam o contexto de Piracicaba com o propósito de fomentar reflexões e possíveis ações no território.
A abertura do Ciclo acontece na terça-feira, 25/06, às 19h30, com a exibição do documentário Água Que Falta, seguida pelo cinedebate Impactos do Clima em Mudança Sobre as Nossas Águas. A atividade vai propor um bate-papo a partir do documentário, bem como abordagens sobre como as mudanças climáticas impactam a segurança hídrica em Piracicaba e nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Como convidados estão Edson Grandisoli, que é diretor do Movimento Escolas pelo Clima, e Andrea Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ.
Já na quarta-feira, 26/06, também às 19h30, ocorre a oficina Mais Verde, Menos Quente, que será conduzida pelo Engajamundo. Nesse encontro, os participantes serão convidados a praticar o jogo Caminhos para a Solução, que vai incentivar o pensamento crítico para a resolução de problemas socioambientais, despertando as pessoas para a ação. O tema central aborda as áreas verdes e a arborização urbana como medidas de adaptação ao clima em mudança. Durante o jogo, os participantes poderão contar com a contribuição de alguns especialistas, a fim de que boas soluções sejam criadas. Participação de Demóstenes Ferreira, professor do curso de engenharia florestal da Esalq/USP; Tainá Sterdi, engenheira florestal e especialista em arborização urbana da Unifesp; e Marcelo Leão, engenheiro agrônomo da Propark, doutor em ciências florestais pela Esalq/Usp.
Na quinta-feira, dia 27/06, às 19h30, acontece o bate-papo Virando a Esquina: Caminhos para a Mobilidade Sustentável. Na ocasião, se pretende traçar, junto aos participantes, caminhos para uma mobilidade funcional e sustentável, pensando em alternativas que perpassam tanto a mobilidade ativa (sem uso de motor), quanto a motorizada. O evento terá participação de Gisele Bortoleto, professora da Fatec; Mirian Rother, pesquisadora de mobilidade por bicicletas em Piracicaba; e Nara Perobelli, assessora plena de Campanhas e Mobilização em Clima na Purpose Brasil.
Todas as atividades, de terça a quinta, acontecem no Sesc Piracicaba.
O 3º Ciclo se encerra no sábado, 29/06, com duas atividades na Casa do Hip Hop. Na parte da manhã, das 9h às 12h, acontece a roda de conversa Alimentos Saudáveis e Mudanças Climáticas: Uma Partilha de Experiências, que vai promover uma discussão sobre os desafios locais e possíveis alternativas que possam contribuir com a segurança alimentar em Piracicaba. Participam da ação: Savana Fernandes, coordenadora de segurança alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads); Ubirajara Sabino, coordenador geral da Casa do Hip Hop; Wagner Ramalho, idealizador e coordenador do Prato Verde Sustentável, Felipe de Almeida, agricultor agroecológico – Sítio Guaíra – CSA Piracicaba; e Gabriel Quintana, analista de clima e emissões do Imaflora.
Ainda no sábado, das 14h às 17h, acontece o encontro de encerramento com tema Piracicaba pelo Clima, que oportuniza o envolvimento da população com questões relacionadas às mudanças do clima na cidade, tendo como foco a elaboração de políticas públicas e a mobilização popular diante da urgência do assunto. Serão destacados os principais encaminhamentos das atividades anteriores do Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas, por meio de um método inovador e participativo, que visa chegar aos principais pontos produzidos durante os encontros, que podem ser priorizados e encaminhados no âmbito da Comclima. Com Karine Faleiros, coordenadora de educação e políticas públicas do projeto Corredor Caipira, e Kelly Monaco Coletti, assessora do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (Gmea).
O 3º Ciclo é uma realização da Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba), com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), do Gmea, do Sesc Piracicaba e do Engajamundo.
SERVIÇO – 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, de 25 a 29 de junho, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro) e na Casa do Hip Hop (rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis). A programação é livre e gratuita.