39ª Festa das Nações de Piracicaba reciclou mais de 5,8 toneladas de resíduos

O plano de sustentabilidade da 39ª Festa das Nações de Piracicaba resultou na reciclagem de mais de 5,8 toneladas de resíduos, o que representa 33% do total de todos os resíduos sólidos gerados durante os cinco dias de evento, que foi de 17,6 toneladas. A Festa das Nações aconteceu entre 15 e 19 de maio e teve público de 76 mil visitantes.
Realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), a Festa das Nações foi promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.

A Essencial Central de Tratamento de Resíduos foi a parceira responsável pelo gerenciamento dos resíduos do evento, incluindo a coleta, transporte, triagem, separação, recuperação e destinação final, respeitando o meio ambiente.

O número de lixeiras e contêineres para recicláveis foi aumentado em 50% em relação a 2023

“A Festa das Nações tem como foco a responsabilidade social, sendo uma das maiores festas filantrópicas do Estado, mas também busca cumprir um papel ambiental. Por isso, este foi o segundo ano em que contamos com a parceria da Essencial, para aplicação do plano de sustentabilidade na Festa das Nações. E novamente tivemos um impacto positivo, reciclando o máximo possível dos resíduos gerados durante os dias do evento”, salientou Fabio Sanches, presidente da Fenapi.

O número de lixeiras e contêineres para recicláveis fornecidos pela Essencial e distribuídos pelo Engenho Central foi aumentado em 50% em relação a 2023. “Neste ano investimos em mais pontos de descarte e asseguramos a coleta diária. Como resultado, coletamos 2,1 toneladas a mais de resíduos do que em 2023”, destacou Heitor Pampolini, diretor da Essencial.

De acordo com Pampolini, novamente, a separação do lixo foi um dos principais desafios para destinar corretamente os recicláveis gerados. A população desempenha um papel importante ao não misturar resíduos orgânicos com recicláveis e é uma escolha ajudar a preservar o meio ambiente em cada descarte. “Neste ano, tivemos uma participação menor dos recicláveis no volume total. Em 2023, 40% do volume era reciclável contra 33% deste ano”, revelou.