38ª Festa das Nações terá plano de sustentabilidade (Foto Perigo) De forma inédita, a 38ª Festa das Nações contará com um plano de sustentabilidade para gerenciamento dos resíduos gerados durante o evento. A Festa das Nações acontece de 17 a 21 de maio, no Engenho Central.
Todo o espaço da festa contará com lixeiras para resíduos orgânicos e recicláveis distribuídas pelo Engenho, além de contêineres para recolher os recicláveis, sejam os gerados pelo público ou pelo trabalho voluntário nas instituições sociais.
“Essa ação inédita com foco na sustentabilidade agrega ainda mais valor ao evento e a tudo que ele representa. A Festa das Nações é realizada pensando nas pessoas e o cuidado com o meio ambiente também está inserido nessa premissa”, destaca Andréa Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
“A partir desta edição, a sustentabilidade se torna um tema primordial em nosso evento, e isso representa uma ação inédita. Inicialmente, o plano de sustentabilidade visava ter indicadores de redução de impactos, mas ao percebermos a falta de dados concretos, optamos por buscar métricas precisas. Então, por meio de uma parceria com a Essencial, estamos conseguindo obter esse dimensionamento, que será a base para a criação de um plano inteligente e robusto. Estamos muito satisfeitos por dar esse passo significativo em prol do meio ambiente”, afirma Fábio do Amaral Sanches, Presidente da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba).
A empresa Essencial Central de Tratamento de Resíduos, do Grupo Amplitec Gestão Ambiental, será responsável pelo gerenciamento, ou seja, coleta, transporte e destinação final do lixo com respeito ao meio ambiente. “Elaboramos todo um circuito de distribuição para que todos os espaços da festa tenham um ponto de coleta que será esvaziado diariamente. Depois, serão separados em nossas instalações e destinados corretamente”, pontua Heitor Pampolini, diretor comercial da Essencial. A empresa também fará ações educacionais sobre a separação do lixo em parceria com a 38ª Festa das Nações de Piracicaba. Haverá ativações sobre o tema nas redes sociais do evento e da empresa, no estande e informações disponibilizadas no local.
Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações, que completa 40 anos em 2023, é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.
Os patrocinadores desta edição são Caterpillar, Embraplan e Hyundai (Ouro); ArcelorMittal, Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, Unimed e Unimil (Prata); e Neurônio Adicional e CJ Brasil (Bronze). A cerveja oficial é a Itaipava 100% Malte.
SERVIÇO– 38ª Festa das Nações de Piracicaba. De 17 a 21 de maio, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). Venda antecipada no site, botão Ingressos e escolher os dias.
Site: www.festadasnações.org.br Facebook: festadasnacoesdepiracicaba Instagram: festadasnacoesdepiracicaba