A Secretaria Municipal de Educação recebeu a inscrição de 366 estudantes para o segundo semestre do cursinho municipal gratuito, na modalidade semi-extensivo. São oferecidas 250 vagas, e o critério de seleção foi feito através da ordem de inscrição. As aulas foram iniciadas em 28 de julho, e acontecem de segunda à sexta, das 19h às 22:40h. Por enquanto, não são oferecidas aulas aos sábados, pois a maioria dos alunos trabalha e tem dificuldades para ir às aulas neste dia. O cursinho pré-vestibular é gratuito e tem como objetivo preparar alunos da rede pública de ensino para os vestibulares de universidades. Segundo o secretário municipal de Educação, Gabriel Ferrato, “essa é uma grande oportunidade àqueles alunos que não dispõem de recursos para pagar os cursinhos particulares”. Desde sua implantação, em 2005, o cursinho já atendeu mais de dois mil alunos. Apesar de ser gratuito, como explicou Grabriel, seu corpo docente conta com professores gabaritados que também lecionam em cursinhos particulares da cidade. Deste modo contribuem muito para o aprendizado. O reflexo do empenho de professores e alunos pode ser comprovado pelo índice no vestibular de 2009, dos 58 alunos que prestaram exame em universidades públicas, oito conseguiram ingressar, o que representa 14% do total, considerado um bom índice na medida em que grande parte dos alunos trabalha o dia todo, comenta Ferrato.