Neste sábado (dia 26), a partir das 20 horas, no Parque Engenho Central, acontece a premiação do 33º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na ocasião serão conhecidos os vencedores e a exposição será aberta ao público. O ator e escritor Marcelo Mansfield, um dos criadores do projeto humorístico Terça Insana, comandará a cerimônia, que terá as apresentações da Banda Havana, Duo Sax e Jazz e as performances teatrais do Grupo Transloucados e da Truppe da Alegria.
Além da mostra principal, que reúne o que há de melhor no mundo das artes gráficas, através de 270 trabalhos das categorias Cartum, Charge, Caricatura e Tiras, escolhidos entre quase 1.600 desenhos vindos de 22 países e 23 estados brasileiros, haverá diversas outras atividades para entreter o público que prestigiará o evento, como exposições paralelas, instalações e mercado de suvenir’s denominado Daspi.
Segundo a secretária da Ação Cultural, Rosãngela Camolese, a programação está tão diversificada que contempla pessoas dos oito aos 80 anos. Maria Ivete Araújo, diretora do Centro Nacional de Humor, informa que este é a maior exposição de toda história do salão. Fausto Longo, da Fiesp, é o presidente de honra desta edição.
Livros
Seis livros também serão lançados durante a abertura. São eles “Foi mal”, do cartunista Nani; “Os Luziadas”, de Lailson; “Seis mãos bobas”, dos cartunistas gos Angeli, Laerte, Glauco; “Traço Extra”, de Fausto Bergocce; “Uma dose de humor mineiro” e “Humor cerrado”, ambas coletâneas de 15 cartunistas mineiros.
Júri de Premiação
Ainda na manhã de sábado, a partir das 11 horas, o Júri de Premiação se reunirá para premiar os trabalhos selecionados. O corpo de jurados será composto pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Gual, Orlando, Zélio e Ziraldo.
Completam o time o jornalista Joacir Cury e Ricardo Viveiros, Carlos Grassetti (Editora Abril), Marco Aurélio Kato (ADG), Zoraida Viotti (revista Design Gráfico), o presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Hubert Alquéres, o Secretário adjunto de Estado da Cultura Fábio Magalhães, o diretor do Museu Nacional da Imprensa de Portugal, Luis Humberto Marcos, presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, Claudia Costim (Fundação Victor Civita) e o empresário José de Jesus Vaz.
Preliminares
Como uma prévia para o Salão principal, na sexta-feira (dia 25), às 20 horas, na Casa do Povoador, será aberta a exposição “Charges, cartuns & fanzines – uma mostra das obras de Edson Rontani”, em homenagem ao artista piracicabano criador do primeiro fanzine brasileiro.
A maratona tem continuidade no domingo (dia 27), às 10 horas, com debate sobre o mercado de trabalho ligado as artes gráfica, no Bristol Hotel. Às 15h, no Engenho Central, acontecerá apresentação da Orquestra Infanto-juvenil da Escola de Música de Piracicaba.
No encerramento do Salão, que culmina na Semana das Crianças, acontece a premiação do 4º Salãozinho de Humor. No dia 14 de outubro, haverá festa de encerramento do 33º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com o Baile à Fantasia.
Demais eventos paralelos
Exposição O mundo maravilhoso de Adão Iturrusgarai
Retrospectiva da obra do cartunista responsável pelo cartaz desta 33º edição
Local: Engenho Central – Armazém 14
Exposição All off Jazz
Mostra gigante de caricaturas em acrílico do cartunista Flávio Rossi
Local: Engenho Central – Armazém 14
Instalação Hexa-geros do Hexa
Montagem sobre futebol, onde as pessoas podem interagir com as obras. A mostra é composta por trabalhos de Manga (Cassio Scavone), Gustavo Duarte (Lance), Paulo Caruso (JB) e Angeli (Folha de São Paulo)
Local: Engenho Central – Armazém 9
Instalação Sanguessugas
Mostra coletiva composta por uma Ambulância Sanguessuga que ironiza o sistema de saúde do país
Local: Engenho Central – Armazém 9
Exposição Fuzuê do Pececê
Mostra coletiva localizada no Bonde do engenho, composta por trabalhos de Angeli e Paulo Caruso
Local: Engenho Central – Armazém 9
Instalação Daspi
Ao invés de Daslu, a Daspi comercializa pizzas, tendo Ângela Guadagnin como Gisele Bundchen.
Mostra mercado com venda de camisetas, bonés, livros, sandálias Havaianas e Pinga de Piracicaba. Conta com trabalhos dos irmãos Paulo e Chico Caruso
Local: Engenho Central – Armazém 9
Exposição Heróis da paz
Mostra reúne 20 caricaturas gigantes de pacifistas consagrados feitas pelo cartunista Eduardo Grosso
Local: Engenho Central – Armazém 9
Exposição Porto Cartoon: o riso do mundo
50 trabalhos de um dos mais importantes Salões da Europa, pertencente ao acervo do Museu Nacional de Imprensa, do Porto – Portugal
Local: Engenho Central – Armazém 14
Exposição Mural do Canecão
Pintado em afresco por Ziraldo em 1967, e destruído na reforma do bar, Mural do Canecão foi recuperado no ano de 2001, por ocasião do 28° Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Réplica do original, o painel possui 180m2 e mede 31 metros de largura por 4 metros de altura
Local: Engenho Central – Armazém 7B
De 26 de setembro a 16 de outubro
Exposição 4º Salãozinho de Humor
Concurso de desenho de humor gráfico dedicado aos artistas infantis, voltado para crianças de 7 a 14 anos
Local: Engenho Central – Armazém 14 A
Serviço
Todos os eventos são gratuitos e funcionam de segunda a domingo das 10 às 21 horas.
Piracicaba fica localizada a 165 Km de São Paulo, com acesso pela Rodovia dos Bandeirantes, no Km 134B, ou pela Anhanguera, no Km 120. O Parque Engenho Central fica Av. Maurice Allain, 454.
Realização Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Centro Nacional de Humor.
Informações
Site www.salaodehumordepiracicaba.com.br
( (19) 3403-2621 / 2622 / 2624 – Fale conosco contato@salaodehumordepiracicaba.com.br