A 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba, realizada de 6/04 a 9/04, no Parque do Engenho Central, sob direção de Dagoberto Feliz, foi prestigiada por um público de 8.942 mil pessoas. A realização foi da Associação Cultural e Teatral Guarantã, Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura Governo pela Lei de Incentivo à Cultura.

Paixão de Cristo de Piracicaba usa cenários naturais do Engenho Central | Foto: Isabela Borghese

Uma das novidades desta edição foi a narração ao vivo dos atores durante a encenação. Também surpreendeu o público a utilização de músicas contemporâneas e uma linguagem mais moderna de encenação. O prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, e o secretário da Semac, Carlos Beltrame, prestigiaram o espetáculo no primeiro dia.

Para o secretário da Semac, Carlos Beltrame, a 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba foi abrilhantada pela narração ao vivo, uma inovação aprovada pela plateia. Beltrame também cita a acessibilidade do espetáculo, com Libras e Audiodescrição em todas as sessões. “A Paixão de Cristo de Piracicaba é um grandioso espetáculo que emocionou e promoveu reflexões para a plateia que lotou todas as sessões”, destaca o secretário.

Primeira dama Andréa Almeida, prefeito Luciano Almeida e secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, assistem ao espetáculo | Foto: Isabela Borghese

A diretora do Guarantã, Rosângela Pereira, fez um balanço do espetáculo. “O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, contribuiu muito para a realização e sucesso desta edição, dando todo o suporte à Guarantã, assim como os patrocinadores, elenco e produção, que se esforçaram ao máximo durante todo o processo. Muito satisfatório também ter a aprovação do bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, da Diocese de Piracicaba, que enalteceu a liberdade poética do espetáculo”, ressaltou.

"Houve uma licença poética, como chamamos essa interpretação, mas foi bastante fiel. Os diálogos foram interessantes, os personagens muito realistas, e trouxeram a Palavra para a nossa atualidade, sobretudo no diálogo da pregação de Jesus, no contexto das perguntas e respostas. Gostei muito do espetáculo, achei muito bem preparado, com um elenco muito grande e um ritmo de encenação dinâmico, o que chamou minha atenção. Além disso, contou com um cenário muito bonito. Acho que o objetivo era passar esse trecho da vida de Cristo e fizeram isso com uma grande riqueza de detalhes e fidelidade. Estão de parabéns”, disse Dom Devair.

A última ceia é um dos pontos altos de todas as edições da Paixão de Cristo de Piracicaba | Foto: Isabela Borghese

A encenação é realizada no Parque Engenho Central desde 1992, às margens do rio Piracicaba, numa área de 80 mil m², projetada para permitir uma completa visibilidade de todas as cenas. A montagem é uma das maiores do gênero no Brasil.

O espetáculo da 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba foi gravado e, segundo a Guarantã, deverá ser disponibilizado online nos próximos meses.

Na Temporada 2023, espetáculo teve músicas contemporâneas e dublagem ao vivo | Foto: Isabela Borghese