2º Plante Esperança encerra o Programa Setembro Verde
Uma muda de escova-de-garrafa, plantada pelo piracicabano Sylvio de Paula Oriani, 84 anos, marcou a realização do 2º Plante Esperança. A atividade sócio-ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – que celebrou o Dia Internacional da Terceira Idade (1º de outubro) e o Dia Nacional do Idoso (27 de setembro) – ocorreu na manhã desta quinta-feira no Centro Dia do Idoso, no Jardim Astúrias.

Irmã Letícia Dias Baroni, Sylvio de Paula Oriani e o secretário da Sedema, José Otavio Menten
Oriani é uma das 26 pessoas atendidas pelo serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), que é mantido pela Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). Em razão da pandemia, o equipamento público está fechado desde o dia 20 de março. No local houve o plantio de cinco mudas produzidas no Viveiro Municipal. Além de duas mudas de escova-de-garrafa foram plantadas de pitanga e de araçá. “Eu já plantei melão, abobrinha, batata e outras coisas, mas acho que essa é a primeira árvore em 84 anos”, brincou Oriani.

2º Plante Esperança marcou o Dia Internacional da Terceira Idade e o Dia Nacional do Idoso
De acordo com a irmã Letícia Dias Baroni, coordenadora do Centro Dia do Idoso, o plantio das mudas vai proporcionar mais qualidade de vida aos idosos que frequentam a unidade social. “Sonhamos com mais flores, plantas, árvores e uma horta neste espaço. Isso vai trazer memórias afetivas para esses idosos. Esperamos que essas árvores cresçam, floresçam e deem frutos de melhor consciência em relação à nossa vida e nosso planeta”, diz. O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, destacou a importância de iniciativas que propiciam mais qualidade de vida aos idosos, incluindo ações ligadas à natureza. “A união da flora e da fauna com as pessoas é cada vez mais relevante, e essa pandemia exacerbou a importância dessa relação”, avalia. Falando sobre a necessidade de zelo com os idosos, o secretário ainda lembrou uma estimativa demográfica, que projeta que, no ano de 2030, a população da Terceira Idade será maior do que o número de crianças no Brasil.
SETEMBRO VERDE – O 2º Plante Esperança foi um dos três eventos do Setembro Verde, programa da Sedema que celebrou a chegada da primavera. No dia 21 de setembro (Dia da Árvore) aconteceu o 41º Plante Vida, com o plantio de 45 mudas na rotatória que fica na entrada do loteamento Campos do Conde Taquaral. E no dia 23 de setembro ocorreu a abertura do Parque Memorial 2020, área verde de quase 9 mil m2 dedicada aos piracicabanos que morreram vítimas da Covid-19. No local, situado no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol, foram plantadas 331 mudas de árvores nativas. O PROGRAMA – Criado em 2019, o Plante Esperança é um programa sócio-ambiental da Sedema que realiza ações de plantio envolvendo grupos da terceira idade, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A UNIDADE – O Centro Dia do Idoso Irmã Luigia Moschini é um serviço de assistência social de proteção especial. O equipamento municipal que foi inaugurado em setembro de 2014 e atende idosos que sofreram algum tipo de violação de direitos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo serviços de saúde, atividades físicas, cognitivas e refeições (lanches e almoço). Além da coordenadora, a unidade possui assistente social, técnica de enfermagem, terapeuta ocupacional, cuidadores, monitora de artesanato, cozinheira, auxiliar de cozinha, funcionários de limpeza e agente administrativo.
