A segunda edição do Caipirandando, evento gratuito realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), será realizado no dia 11/12, e terá um percurso total de 17 km de caminhada. A atividade é aberta ao público com idade a partir dos 18 anos e tem a concentração marcada para as 6h, em frente ao clube da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba (rua José Vicente Pedreira, 35, Jardim Caxambu). Interessados em participar podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou 3403-2648.
A caminhada inicia pela avenida Luciano Guidotti e passa pela avenida Laranjal Paulista, com uma pausa de 30 minutos para descanso e hidratação no Centro Comunitário do Campestre. Na sequência, o trajeto segue pela Estrada Municipal Antonio Dias Rodrigues, com o destino final no município de Saltinho. A Selam disponibilizará um micro-ônibus para o retorno ao ponto de largada às 13h. O 2º Caipirandando tem o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema).
Assim como ocorreu no primeiro evento, percurso terá 17 km de caminhadas (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)
A expectativa da Selam é ampliar o número de participantes em relação à primeira edição, quando cerca de 40 pessoas completaram um percurso de aproximadamente 17 km, partindo do Engenho Central rumo ao balneário de Artemis. "A primeira caminhada foi um sucesso, os participantes elogiaram muito a organização e também houve uma sintonia bem legal entre as pessoas que participaram. A expectativa é que cada vez haja mais adeptos", destacou o chefe do setor de Eventos da Selam, Alexandre Nascimento, que fez uma série de recomendações para o público que deseja participar da próxima caminhada.
"Nós recomendamos aos participantes que udem tênis confortáveis e macios para a caminhada, por se tratar de um percurso longo. Além disso, vale ressaltar a importância de vestir roupas leves e também levar protetor solar. É importante ainda ter em mãos a alimentação própria para a atividade, como frutas ou barras de cereais, e garrafas de água para hidratação", afirmou Nascimento. De acordo com o chefe do setor de Eventos, a Selam vai monitorar todo o percurso e dará o suporte necessário em caso de imprevisto.
A primeira edição do Caipirandando reuniu cerca de 40 participantes (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)
A coordenadora do Programa de Atividades Motoras (PAM), Mônica Graner, também está otimista em relação à presença de público no 2º Caipirandando. "Ficamos entusiasmados com o bom ambiente que houve na edição anterior. Vale destacar que nós respeitaremos o ritmo de cada participante, dividiremos a turma se houver necessidade, teremos dois professores acompanhando. A ideia é proporcionar uma experiência além do exercício físico, que traz benefícios para os aspectos mental e social. No evento passado, tivemos pessoas de diferentes idades, mas com o mesmo objetivo", ressaltou.