2ª Jornada da Inclusão, realizada pela Prefeitura, reuniu cerca de 300 pessoas
Evento, no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos, contou com feira de empregabilidade, mutirão de laudos e recursos acessíveis como Libras e legendagem

A 2ª edição da Jornada da Inclusão, realizada nesta quarta-feira, 03/12, reuniu cerca de 300 pessoas no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos. O evento, realizado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, e contou com apoio do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), da Gerência Regional do Trabalho e do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região.

O público pôde conferir vagas de emprego exclusivas para PCDs (Pessoa com Deficiência), mutirão de laudos, exposição de produtos com tecnologia assistiva e tirar dúvidas sobre como promover ambientes de trabalho inclusivos e preparados para receber PCDs. A programação contou ainda com legenda simultânea e tradução em Libras.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro; pela secretária de Educação, Juliana Vicentin, que representou o prefeito Helinho Zanatta; pelos vereadores André Bandeira e Gustavo Pompeo; pelo presidente do Comdef, Wander Viana; e pelo representante do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Afonso.
Durante a abertura, o secretário José Luiz Ribeiro ressaltou que a integração entre diferentes áreas da administração pública, empresas privadas e entidades é fundamental para ampliar oportunidades. “Nosso objetivo é unir esforços para garantir dignidade e cidadania para as pessoas com deficiência”, afirmou.

Juliana Vicentin, secretária de Educação, destacou que a Jornada da Inclusão “reforça o compromisso do município com políticas públicas que valorizam a autonomia e as potencialidades das pessoas com deficiência”.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, Yves Carbinatti, foi convidado para o evento e destacou o interesse em conhecer a Jornada para avaliar a implantação de iniciativa semelhante em seu município. “É muito importante ver um município como Piracicaba realizando um evento com foco nas pessoas com deficiência. Nossa ideia foi conhecer de perto essa experiência para que possamos estudar a possibilidade de levar um modelo semelhante para Rio Claro.”

Entre os participantes do evento, Adriano dos Santos Oliveira, 39, que possui mobilidade reduzida, esteve no evento para atualizar seu laudo médico e dar continuidade ao processo para obtenção do documento necessário para uma nova oportunidade profissional. “Estou quase conseguindo concluir esse processo e isso vai me ajudar a iniciar uma nova experiência profissional em breve. Atualizar o laudo é fundamental para seguir adiante.”
Já Vinícius Nascimento, 42 anos, que possui deficiência visual, compareceu acompanhado de seu cão-guia, Marley. Ele tomou conhecimento da Jornada pelas redes sociais e buscava uma vaga de trabalho em Piracicaba. “Esse evento é importante para conscientizar empresas a contratar não apenas pela condição de deficiência, mas pela capacidade profissional das pessoas. Ainda há pouca inclusão de pessoas cegas e com baixa visão no mercado de trabalho, mas acredito que as coisas estão mudando.”

