A 2ª edição do Pedala Pira acontecerá em 2024 no dia 9 de junho com uma programação que inclui shows musicais, food trucks, oficina e sorteio de bikes. O passeio ciclístico percorre os principais pontos turísticos de Piracicaba a partir do Engenho Central em um trajeto de cerca de 12 quilômetros. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

O evento tem o objetivo de incentivar o uso da bike como meio de transporte e sustentabilidade, oferecendo lazer e integração social, e fomentando o turismo e o comércio do município. A concentração começa às 8h, no Engenho Central, partindo da rua Maria Maniero com a avenida Maurice Allain. Em seguida, os ciclistas passam por diversos pontos turísticos, como a Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Museu da Água, Casarão do Turismo e Elevador Alto do Mirante.

Segunda edição do Pedala Pira acontece no dia 9 de junho

O ponto de chegada é o Engenho Central, onde os participantes podem aproveitar os food trucks, shows musicais e o sorteio de bicicletas (adulto e infantil). A cantora Aninha Barros se apresentará a partir do meio-dia. Também será realizada a oficina de conserto de bicicletas SOS Bike.

Os participantes também podem doar litros de leite no dia do evento, que serão levados para o projeto Pira Sem Fome do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp). Os 500 primeiros que fizerem a doação vão ganhar uma camiseta do Pedala Pira 2024.

O evento é realizado pela Diretoria de Turismo, da Semdettur, com o apoio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria), Semac (Secretaria de Cultura) e GCM (Guarda Civil Metropolitana), e o patrocínio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Cevada Pura e Green Fish.

Passeio passará por diversos locais turísticos com um trajeto de 12 km

ROTEIRO – O percurso tem cerca de 12 quilômetros, saindo do Engenho Central. Após percorrer o trajeto, os ciclistas voltam ao ponto de partida pelo Bosque do Engenho, onde acontecerá a programação musical e alimentação. O trajeto é de intensidade leve, podendo participar pessoas de todas as idades, famílias e crianças. A organização recomenda o uso capacetes e outros equipamentos de segurança. Não é permitido o uso de bicicletas com motor durante o passeio.

DIA INTERNACIONAL DA BIKE – No dia 3 de junho é comemorado o Dia Internacional da Bike, institucionalizado pela ONU (Organização das Nações Unidas). A data foi criada como uma forma de conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer.

A criação do projeto Pedala Pira foi baseada em quatro pilares: O turismo, já que o percurso contempla os principais pontos turísticos e fomenta o turismo da região de Piracicaba; Sustentabilidade, a bicicleta é considerada o veículo mais sustentável do planeta; Empreendedorismo, com o projeto movimentando a economia com negócios e prestação de serviço; e Ação Social, com a arrecadação de leite para o projeto Pira Sem Fome do Fundo Social de Solidariedade.

Pedala Pira terá food trucks, atrações musicais e sorteio de bicicletas

INSCRIÇÕES – A 2ª edição do Pedala Pira acontece dia 09/06 (domingo), com concentração no Engenho Central às 8h. Todos os interessados precisam fazer a inscrição para participar do evento, preenchendo o formulário na internet, que pode ser acessado pelo endereço: https://forms.gle/nURpqRwoBS7mc3rp6 . A participação é gratuita.

Os ciclistas que doarem um litro de leite, que pode ser em pó ou em caixinha, vão ganhar uma camiseta exclusiva do evento (limitado a 500 unidades). A arrecadação será destinada ao Projeto Pira Sem Fome da Fundação Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).