A Guarda Civil de Piracicaba realizou no último sábado, 24/02, a 2ª edição da caminhada Em Forma com a Guarda. Este ano o projeto teve parceria com o grupo Kazamigas, de mulheres que praticam corrida, que se reuniram para percorrer 5 km entre a Praça da Bandeira, no Parque da Rua do Porto, e o Engenho Central. Ao final, as participantes ajudaram na limpeza da mata do Engenho, recolhendo o total de 500 quilos de lixo.
A ação foi realizada pelo segundo ano consecutivo com o intuito de promover a prática de atividades físicas e conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. Com o apoio do Kazamigas, grupo de mulheres que se reúnem semanalmente para prática de corrida e caminha nas vias públicas de Piracicaba, esta edição reuniu cerca de 40 pessoas.
Além de ajudar a proteger o meio ambiente, com a limpeza da mata, a ação também colaborou para o combate à dengue, já que a maior parte do lixo recolhido foi de garrafas de vidro ou plástico sem tampas e com acúmulo de água.
“Foi além do esperado, pessoas voluntariamente ajudando a recolher lixos que estavam na mata do Engenho Central, além de muita adrenalina na trilha, pois muitos não a conheciam. Fiquei muito maravilhado de como as pessoas se doam em uma causa nobre como essa, agradecimento a todos pela participação. E virão muito mais edições”, declarou o guarda-civil Celso Queiroz, coordenador do projeto.
O projeto da Guarda Civil, criado em setembro de 2018, tem o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos, gratuitamente, buscando melhorar o bem-estar físico e psicológico.