A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Associação dos Moradores do distrito de Tupi, realizou no último sábado, 09/07, a segunda edição da Caminhada Histórica, como parte do programa Vem Pro Horto. Participantes aprenderam sobre a história do distrito enquanto caminhavam pelas ruas de Tupi O evento, que neste ano comemorou o centenário da Estação Ferroviária de Tupi e do distrito, contou com a participação de cerca de 70 pessoas. O percurso, conduzido pelo historiador Antônio Carlos Angolini, teve início na praça da igreja de São José de Tupi, seguindo os pontos históricos do distrito: a primeira casa, o primeiro comércio, o prédio do cinema, a estação ferroviária, o prédio que abrigou a primeira escola e o local onde foi instalada a primeira bomba de gasolina de Tupi. A Igreja São José de Tupi foi o ponto inicial da Caminhada Histórica Em seguida, os participantes caminharam até o Horto de Tupi, onde puderam conhecer um pouco mais sobre a Estação Experimental, que iniciou a sua história na década de 1920, com José Basso, administrador da Fazenda Morro Grande, que conseguiu junto aos proprietários a doação de terras ao Governo Federal para a criação de uma Estação Experimental de Algodão. Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor do Horto de Tupi, comentou sobre a história recente do horto, desde a assinatura do termo de Permissão de Uso entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de Piracicaba: “O termo de Permissão de Uso foi assinado em 05 de junho de 2018, e desde então a Prefeitura passou a administrar a Área de Permissão de Uso e a fazer vários investimentos no local, entre eles, a reforma do imóvel 23 que hoje abriga o CAS (Centro de Apoio da Sedema), instalação de parquinho infantil, mais recentemente a retirada de macrófitas do lago Marcelo e toda manutenção necessária no local”, disse. A área total da Estação Experimental de Tupi é de 198 hectares e a área de visitação pública, administrada pela Prefeitura, abrange 22,3 hectares desse espaço. O Horto de Tupi foi o ponto final da caminhada, onde todos puderam fazer um piquenique comunitário, uma trilha e ainda observar uma exposição de fotos Na chegada ao Centro de Visitantes do Horto, todos participaram de um piquenique coletivo, além de contemplar uma exposição histórica de fotos, documentos e matérias de jornais sobre o local. Na sequência, foi realizada a Trilha da Biodiversidade, na qual os participantes visitaram o lago Marcelo e a antiga colônia. Para o pesquisador João José Dias Parisi, a caminhada conseguiu juntar história e meio ambiente. “Foi um sonho do passado vivido no presente e contemplado com a natureza do horto”, destaca. “A caminhada foi um resgate das coisas simples da vida, natureza, ar puro, histórias”, completa a engenheira agrônoma Marise Cagnin Martins Parisi. Andréa Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), também participou da caminhada. "Foi muito interessante participar da Caminhada Histórica, porque nos fez conhecer aspectos da história do distrito de Tupi que são inerentes à história de Piracicaba. Além disso, reuniu o benefício de realizar uma atividade física ao ar livre em conjunto com todo o conhecimento que nos foi agregado. Sem dúvidas, foi uma ação que valeu muito a pena", ressalta.

A presidente do Fussp, Andréa Almeida (de branco, ao centro) foi uma das participantes da Caminhada Histórica, que contou com cerca de 70 participantes