A Apite (Associação Piracicabana de Teatro) realiza hoje (1º), às 19h no Ponto de Cultura Garapa a 28ª edição do Mosquete (Mostra de Esquetes de Piracicaba). Com ingressos a R$ 2, a Mostra apresenta dez espetáculos no formato de esquetes – originária do inglês sketch (sátira, paródia), define peças teatrais de curta duração, geralmente em formato cômico.

A iniciativa conta com o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). O Ponto de Cultura Garapa fica na rua Dom Pedro II, 1313, no Bairro Alto).

28º Mosquete – Programação:

Cochichinacoxia da Unimep – “Boa Boa!”. Teatro jornal inspirado nas pesquisas de Augusto Boal. Elenco: Adriele Sachs, Carlos de Paula, Beatriz Romão, Eduarda Caroline, Elcio Lopes, Gabriel Guizelini, Gabriel Pascqualin, Grabriela Codo, Gabriela Sartori, Giovana Degaspari, Iane Góes, Isabela Padovan, Isabelle Oliveira, Jéssica Costa, Jéssica Fernanda, Juliana Pereira, Leonardo Lima, Manuela Nogueira, Patrícia Persi, Rodrigo Felipe e Vitória Ramos.

Cia. Vida em Ação – “Preparativos para o Casamento”. De Samuel Fernandes. A esquete conta a história de Lucia, uma cerimonialista que faz os últimos ajustes no vestido para o casamento de Fátima, acompanhada por sua mãe, Dona Antonieta, que acompanha de perto os preparativos. Com Amanda Alves, Jéssica Souza e Valeria Alegria.

Iniciação Teatral / Cia. Vida em Ação – “Sequestro On-Line”. Sinopse: dois prisioneiros tramam um sequestro relâmpago. Adaptação de Samuel Fernandes. Com Letícia Acacio e Nicholas Oliveira.

Cia. Pimenta de Teatro – “Aí Vem o Temporal”.

Iniciação Teatral / Cia. Vida em Ação – “Sistema Único de Saúde”. De Samuel Fernandes, apresenta a rotina de uma Médica e os seus Pacientes no SUS. Com Alessandra Santos, Flávia Brito, Guilherme Campos e Maria Eduarda.

Cia. Vida em Ação – “Teaser Dez Pras Sete”. Autor: Samuel Fernandes. Com: Flávia Brito, Jéssica Souza e Valeria Alegria.

NAC Sesi – Exercício Cênico – “Podres Poderes”: faz uma sátira a atual situação política brasileira, encenando encontros e reuniões secretas entre políticos e empresários para pagamento de propinas em troca de favores. Autoria: Angélica Mtos e Fábio Gonzaga. Com Angélica Matos, Fábio Gonzaga, Rafael Alexandre e Renato Alves.

Por Volta de Logo Depois – “A Lenda da Puta Evelyn Roe”. Baseada no poema homônimo de B. Brecht, conta a história de Evelyn Roe e sua tentativa de cruzar o mar para encontrar Jesus. No final da travessia, não encontra nem céu, nem inferno! Direção de Alessandra San Martin. Com Larissa Blanco, Luiz Pizzonia e William de Barros.

Iniciação Teatral / Cia. Vida em Ação – “Atendimento Fast Food”. Sinopse: Funcionário de um Fast Food tenta atender e se comunicar com uma cliente muda. Texto e direção de Samuel Fernandes. Com Alessandra Santos e Bruno Garcia.

Por Volta de Logo Depois – “Por nós mesmas”: de autoria de Bertold Brecht e adaptação da Companhia Por Volta de Logo Depois, a peça é uma intervenção para rua e espaços alternativos, baseada no poema “A Infanticida Maria Farrar” de Brecht. A história é contada junto a cantigas populares, jogos, intervenções feministas, abrindo espaço para as atrizes se colocarem como Mulheres diante dos preconceitos, violência, da possibilidade do aborto e da luta feminista. Com Alessandra San Martin, Danielle Baltiere e Julia Azzi.