No horário das 9h às 12h foram atendidas 563 pessoas em várias áreas, como saúde, finanças, saúde e assistência social

Moradora do Jardim Gilda, veste uma camiseta vinho, e recebe em suas mãos o cartão atualizado do "Cartão Pira Cidadão", que, na imagem, está sendo entregue pela atendente durante a 24ª edição do Pira nos Bairros.
Cartão Pira Cidadão foi emitido na hora aos participantes do Pira nos Bairros

No sábado, dia 23/11, a 24ª edição do Pira nos Bairros levou à população do Jardim Gilda e região diversos serviços gratuitos na Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, localizada a rua Maria de Lourdes Fernandes Jacob, 111. No período das 9h às 12h, foram computados 563 atendimentos. Nas 24 edições do Pira nos Bairros já foram realizados 27.474 atendimentos.

A proposta do Pira nos Bairros é reunir num só lugar diferentes serviços da Prefeitura, envolvendo diversas secretarias municipais. Para quem compareceu na 24ª edição do evento contou com serviços de informações sobre os serviços e os programas da Assistência Social, orientações sobre o Banco do Povo e o MEI (Microempreendedor individual, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária, consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas), emissão dos cartões de transporte público e de estacionamento de idoso e as informações e as instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba. Também houve orientação sobre alimentação saudável, avaliação antropométrica (peso e altura) e marcador de consumo alimentar, verificação de pressão arterial e de glicemia, promoção e prevenção em saúde bucal, testes de visão e avaliação de retina e vacinação para cães e gatos.

A Capivara Mona, símbolo da cultura de Piracicaba, aparece na imagem ao lado de quatro funcionárias públicas.
A Capivara Mona é um boneco gigante na cor amarela. As quatro funcionárias públicas vestem camisetas brancas.
Capivara Mona interagiu com as funcionárias da prefeitura

Durante o evento também houve apresentação musical da banda itinerante Mississipi Jazz Band e demonstração de dança das crianças do CCInter das unidades do Bosque, Gilda e Mário Dedini, além de apresentações dos alunos da Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio.

Quem garantiu atendimento oftalmológico no Pira nos Bairros foi Uedja Freitas da Silva, 43 anos, que há muito tempo não fazia exames de visão para trocar os óculos. “Com o acesso à consulta eu consigo renovar a receita e, finalmente, fazer novos óculos.”

A moradora do Jardim Gilda, Uedja Freitas, aparece na imagem recebendo atendimento oftalmológico.
Ela veste roupa preta.
Uedja Freitas da Silva aproveitou o Pira nos Bairros para fazer exame oftalmológico

A jovem Aianã Chindalena, 28 anos, participou do Pira nos Bairros para obter informações sobre o financiamento para sua futura casa própria. “É muito positiva essa ação de trazer o serviço público até a população, porque muitas vezes não temos tempo para ir até as secretarias para procurar as informações e os serviços”, afirmou.

A moradora do Jardim Gilda Aianã Chindalena, com camiseta preta e calça laranja, é negra e de cabelos longos. Ela recebe atendimento para obter informações sobre financiamento da casa própria.
A atendente usa óculos e veste roupa preta.
Aianã Chindalena procurou informações sobre o financiamento de sua futura casa própria

Para Ester Ramos, 70 anos, a 24ª edição do Pira nos Bairros serviu para resolver várias pendências de uma só vez. “Fiz vários exames de saúde e ainda consegui regularizar meu cartão de transporte público.”

Ester Ramos, de 70 anos, é uma senhora de cabelo branco. Ela está olhando para a atendente que faz o exame de pressão.
Dona Ester está com vestido branco e detalhes em azul.
A atendente está com roupa azul.
Ester Ramos de 70 anos aproveitou para atualizar exames médicos e o cartão de transporte público

Para o prefeito Luciano Almeida, o Pira nos Bairros traz um sentimento de dever cumprido, de levar à população em várias regiões da cidade os mais variados serviços gratuitos que são oferecidos pelas diversas secretarias municipais. “É importante destacar que além dos serviços, o Pira nos Bairros permite abrir as escolas aos finais de semana, o que dá o sentimento de pertencimento à população”, ressaltou.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, usa óculos e está de blusa branca em detalhes na cor azul.
Ele está sorrindo e conversando com uma mulher adulta, morena e de vestido azul.
Prefeito Luciano Almeida destacou a importância de levar os serviços públicos ao alcance da população

A próxima edição do Pira nos Bairros será no sábado, 30/11, na Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, na avenida Frei Francisco Antonio Perin, 600, Loteamento Kobayat Libano, das 9h às 12h.