A 23ª edição dos Jogos Comunitários foi aberta no último sábado, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, que estava lotado. Como parte da abertura dos Jogos, teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo, Piracicaba e dos Jogos, acendimento do Fogo Simbólico, Juramento do atleta, fala de autoridades e a apresentação de Ginástica Olímpica, com o grupo da Academia Piraolímpica. A solenidade foi abrilhantada pela banda da Guarda Mirim, que teve regência do Maestro Marcos Granado.

Após a chamada de todos os bairros, ocorreu a entrada do bairro campeão de 2005 – Jardim Itapuã, que ganhou a competição com 126 pontos, com participação em praticamente em todas as modalidades oferecidas.

Durante a solenidade, o Secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro de Mello, lembrou que todos os que participarão dos Jogos já são vencedores. Mello salientou que é intenção do governo aumentar os espaços esportivos da cidade para que cada vez mais pessoas possam praticar atividades físicas e de lazer.

Os jogos comunitários se caracterizam por ser um dos projetos mais antigos da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e foram criados para atender Associação de Moradores de Bairros e Centros Comunitários.

Para esta edição estão participando 45 bairros, movimentando aproximadamente 5.000 crianças, jovens e adolescentes e cerca de 250 dirigentes e líderes comunitários, que participam em 18 modalidades: Futebol masculino, nas categorias dente de leite dentinho e fraldinha; futebol de areia feminino e masculino; Futebol de Salão masculino, com as categorias dente de leite, dentinho e mini; futebol de salão feminino; vôlei de areia misto; atletismo; natação; damas; tênis de mesa; pedestrianismo; dominó; truco; voleibol; xadrez e gincana esportiva.A realização dos Jogos Comunitários é da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras. Este ano, os Jogos contam com dois patrocinadores: o Sindicato dos Metalúrgicos – que doou R$15 mil em quites esportivos para as lideranças comunitárias- e o Colégio Poli Brasil, que destinará bolsas de estudos para alguns participantes.Os bairros participantes são: Algodoal, Altos do Piracicaba, Amosi Alvorada, Ártemis, Astúrias, Bairro Alto, Bosques do Lenheiro, Caxambu, Cecap, Chácara Nazareth, Costa Rica, Dois Córregos, Eldorado, Esplanada, Jaraguá, Jardim Borquese, Jardim Camargo, Jardim Jupiá, Jardim Itapuã, Jardim Primavera, Jardim Vitória, Kobayat Líbano, Liberdade, Monte Cristo, Novo Horizonte, Parque 1º de Maio, Parque Orlanda, Parque Peória, Parque Piracicaba, Parque dos Sabiás, Paulicéia, Paulista, Piracicamirim, Santa Rosa, Santo Antônio, Santa Inês, Serrote, Tanquinho, Tupi, União Porto, Vila Cristina, Vila Industrial, Vila Monteiro, Vila Rezende e Vila Sônia.