20º Passeio de Barcos

O tradicional Passeio de Barcos de Piracicaba será realizado no próximo sábado, 03/02, com saída marcada para às 9h, do Largo dos Pescadores, na Rua do Porto. A iniciativa que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) tem proposta ambiental e social. O evento terá um trajeto de cerca de 90 km pelo rio Piracicaba até a chegada no condomínio Tamanduá, na cidade de Santa Maria da Serra. A expectativa é a participação de aproximadamente 250 barcos.

Idealizado no fim da década de 90 pelo engenheiro agrônomo Benedito Augusto de Moura, falecido em 2014, e pelo professor Persão Magossi, o Passeio de Barcos surgiu com a proposta de ser uma “expedição” composta por navegadores e apaixonados pelo rio Piracicaba, com a finalidade de despertar a atenção às belezas naturais e aos problemas ambientais que afetam o manancial.

Segundo Lucas Moura, filho de um dos idealizadores e atualmente coordenador e presidente da comissão organizadora do evento, o objetivo da expedição é alertar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, bem como o desenvolvimento de ações sociais, como a arrecadação de alimentos ao Lar dos Velhinhos neste ano. “Desde o ano de 2000 introduzimos ao evento, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para acompanhar as embarcações, como demonstração de fé”, comenta.

Na questão ambiental, o passeio de barcos desde a sua edição de 2000 iniciou um trabalho de repovoamento do rio Piracicaba com a soltura de mais de 50.000 alevinos de peixes naturais das águas do Piracicaba e o replantio de árvores nativas nas margens.

O Passeio de Barcos é um evento sem fins lucrativos e, para sua realização conta com o apoio das prefeituras das cidades de Piracicaba e Santa Maria da Serra, empresas da região e participação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Marinha do Brasil.

Programação:

Dia 02/02, às 11h30 – Soltura de mais de 50.000 alevinos

Local: Estância Tamanduá

Dia 02/02, às 19h30 – Missa em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes

Local: Capela do Divino, no Largo dos Pescadores

Dia 03/02, a partir das 8h – Benção e solenidade

Local: Largo dos Pescadores

Dia 03/02, às 9h30 – Saída dos barcos

Local: Largo dos Pescadores

Serviço – 21º Passeio de Barcos. Dia 03/02, a partir das 8h, no Largo dos Pescadores. Informações: www.passeiodebarcos.com.br