Portal do Município de Piracicaba

20º Fentepira segue com programação gratuita pela cidade

Festival continua hoje, 25/11, no Sesc; amanhã a atração será no coreto da praça José Bonifácio

Por CCS / Publicado em 25/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

O 20º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) segue com sua programação gratuita pela cidade, reunindo grupos locais e nacionais em diferentes espaços culturais. Hoje, 25/11, o festival continua no Sesc Piracicaba, onde, às 20h, o Movimento Kirela Teatral, de Guararapes (SP), apresenta Coisas Nossas. Os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes da sessão.

A imagem retrata uma cena teatral com cinco atores em um palco rústico. Ao centro, um homem de chapéu marrom e blazer escuro toca violão preto, sentado em uma caixa de madeira. À sua esquerda, uma mulher com um vestido longo e um tecido na mão sorri amplamente, segurando algo semelhante a um favo de mel. Atrás do guitarrista, um homem de camisa azul e chapéu de palha expressa alegria com as mãos abertas. À direita do guitarrista, um homem com chapéu de palha e camisa clara segura um objeto nas mãos, com uma expressão animada. No chão, sacos de estopa, baldes e pedaços de madeira compõem o cenário, sugerindo um ambiente rural ou de trabalho braçal. A iluminação destaca os atores e cria um clima dramático.
Movimento Kirela, de Guararapes, apresenta hoje Coisas Nossas

Ontem, 24/11, segundo dia do festival, o público acompanhou o espetáculo Mãinhas, do Coletivo Peneiras, de Piracicaba, no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho). Já amanhã, 26/11, a programação ganha as ruas do Centro: às 15h, a praça José Bonifácio recebe Malabarindo, do MB Circo, de Piracicaba, no coreto central.

A imagem retrata uma cena de um espetáculo de dança ou teatro, com vários artistas em um palco escuro. No centro, um homem ajoelhado gesticula com as mãos abertas, vestindo uma roupa que parece um maiô marrom e uma saia longa e esvoaçante em tons de rosa e marrom. Atrás dele, uma mulher está em pé, segurando uma máscara em forma de cabaça sobre o rosto, adornada com flores amarelas e laranjas. Ela usa um vestido longo e esvoaçante em tons de bege. Outras duas mulheres, em cada lado da cena, seguram um grande tecido estampado com círculos azuis e laranjas, que se estende horizontalmente, criando um efeito de túnel ou asa. Elas usam vestidos longos e esvoaçantes em tons de laranja e marrom, respectivamente. Ao fundo, uma projeção de uma silhueta feminina com asas se destaca na parede, adicionando profundidade e um toque etéreo à apresentação. A iluminação é focada nos artistas, com o restante do palco em penumbra, realçando a dramaticidade da cena.
Ontem, segundo dia do festival, o público acompanhou o espetáculo Mãinhas, do Coletivo Peneiras, de Piracicaba
A imagem mostra dois palhaços, um homem e uma mulher, em um palco com um fundo azul drapeado. Ambos estão usando maquiagem de palhaço exagerada, com os rostos expressando uma mistura de alegria e travessura. O palhaço homem, à esquerda, tem cabelo castanho despenteado e um bigode. Ele está usando uma camisa branca com um colete azul escuro e uma gravata vermelha. Ele segura um conjunto de três pinos de malabarismo brancos e azuis em seus braços cruzados. Sua boca está aberta em um sorriso largo, mostrando os dentes, e seus olhos estão arregalados. A palhaça mulher, à direita, tem cabelo escuro curto e usa um colete preto com detalhes azuis e amarelos sobre uma blusa amarela. Ela também usa uma gravata vermelha. Ela segura um conjunto de pinos de malabarismo semelhantes aos do homem. Sua expressão facial é igualmente exagerada, com a boca aberta em um rosnado e os olhos bem abertos, transmitindo uma energia cômica.
MB Circo, de Piracicaba, levará o espetáculo de rua MalabaRindo à praça central

O Fentepira é realizado em cumprimento à Lei Municipal 6.072/2007, alterada pela Lei 7.941/2014, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com a parceria da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Movimento Liberdade Liberdade, Sesc Piracicaba, Senac Piracicaba e Sesi Piracicaba.

A comissão organizadora é formada por Ricardo Moreira de Araujo, do Senac Piracicaba; Lina Agifu (representante) e Franciele dos Santos Viana (suplente) do Movimento Liberdade Liberdade; Vitor Alexandre Almeida (representante) e Maria Eduarda Fernandez Rodrigues (suplente) da Apite!; Iuri Domarco Botão, do Sesc Piracicaba; Renata Andrea Aquino Defina, do Sesi Piracicaba; e Henrique Mellega e Luis Gustavo Maluf, da Secretaria Municipal de Cultura.

A direção de produção geral é de Leonardo Moraes, produção-executiva e gestão jurídica de Adriana Batista e assistência de produção de Diego Borges e Paula Ibanês. A empresa organizadora da edição, vencedora do pregão eletrônico 209/2025, é a WCultural.

Programação do 20º Fentepira

25/11, terça-feira — 20h

Coisas Nossas

Movimento Kirela Teatral — Guararapes (SP)

Sesc Piracicaba

26/11, quarta-feira — 15h

Malabarindo

MB Circo — Piracicaba (SP)

Praça José Bonifácio (coreto central)

27/11, quinta-feira — 20h

Jacinta — Você só morre quando dizem seu nome pela última vez

Cia. do Pássaro — Voo e Teatro — São Paulo (SP)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

28/11, sexta-feira — 15h

Prisma — Eu sou assim

Cia. Terralina — São Paulo (SP)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

28/11, sexta-feira — 20h

Circo Godot

Circo Godot de Teatro — Recife (PE)

Teatro do SESI Piracicaba

29/11, sábado — 15h

O Maior Quintal do Mundo

Ao Quadrado Produções Culturais — Rio de Janeiro (RJ)

Teatro Municipal Erotides de Campos

29/11, sábado — 19h

Cícera

Contadores de Mentira — Mairiporã (SP)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

30/11, domingo — 19h

A Flor Vermelha

Coletivo Depirarte — Piracicaba (SP)

Ponto de Cultura Garapa


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.